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Tipo: Artigo de Evento
Título: Utilização do processamento digital de imagens para caracterização de material fresado
Autor(es): Araujo, Victor Mosca de Carvalho
Bessa, Iuri Sidney
Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Soares, Jorge Barbosa
Palavras-chave: Engenharia de transportes
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citação: BESSA, I. S. et al. Utilização do processamento digital de imagens para caracterização de material fresado. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 27., 2013, Belém. Anais... Belém, 2013. p. 1-12.
Resumo: É consolidado na área de engenharia de pavimentação que as propriedades de forma dos agregados estão relacionadas com os principais tipos de defeitos encontrados em pavimentos asfálticos. Entre os diversos agregados que podem ser utilizados em misturas asfálticas estão os agregados reciclados, capazes de substituir os agregados naturais, cada vez mais escassos. O presente estudo investiga a influência do processo de fresagem asfáltica nas características de forma desses materiais, através do Processamento Digital de Imagens (PDI). Os materiais utilizados foram obtidos em um trecho urbano localizado na cidade de Fortaleza, por meio de técnicas de escarificação e de fresagem, esta última operando com configurações variadas: a 23% e a 46% da velocidade máxima do equipamento (30m/min). Os materiais fresados foram ainda analisados antes e após a extração do Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP). As análises foram realizadas utilizando o Aggregate Image Measurement System, equipamento desenvolvido para analisar a forma, a angularidade e a textura superficial de agregados. Os resultados encontrados foram comparados, possibilitando a verificação das mudanças nos parâmetros de forma dos agregados quando a velocidade utilizada na fresagem foi alterada. Quanto às propriedades de forma das partículas, a velocidade pouco interferiu nos parâmetros analisados, mesmo quando o material fresado foi comparado ao material escarificado. A presença do CAP interferiu mais nas características de textura superficial do material fresado, cujos valores foram menos da metade para os agregados após a extração.
Abstract: It is established on pavement engineering that aggregate shape properties are related to the main asphalt pavement distresses. Among the various aggregates that can be used in asphalt mixtures, the recycled asphalt pavement (RAP) material can be mentioned as an important source to replace natural aggregates, which are becoming rare. The present study investigates the influence of asphalt milling on shape characteristics of the RAP materials by using digital image processing (DIP) techniques. The materials investigated were obtained by milling a pavement urban section located in Fortaleza-CE, by using scarification techniques, and also changing the configuration of the milling machine: at 23% and at 46% of the equipment’s maximum speed (30m/min). The milled materials were also analyzed before and after the asphalt cement (AC) extraction. The analyses were performed by using the Aggregate Imaging Measurement System (AIMS). This equipment was developed to analyze form, angularity and surface texture properties of aggregates through image techniques. The results were then compared in order to verify the changes on the aggregates’ shape parameters and the influence of the milling speed on the production of these materials. In relation to the particles’ shape properties, the milling speed did not have a great influence on the parameters analyzed, even when compared to the scarified material. The presence of AC had a greater effect most on the RAP properties of surface texture, resulting on values that were less than the half for the aggregates after the extraction.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69426
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