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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Túlio Rodrigues-
dc.contributor.authorSilva, Joyce Pascoal de Oliveira-
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.date.accessioned2022-11-23T13:43:14Z-
dc.date.available2022-11-23T13:43:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRIBEIRO, T. R.; SILVA, J. P. O.; OLIVEIRA, F. H. L. Análise comparativa de avaliação funcional de trecho da BR-116 no Estado do Ceará, apresentado no XIX Congresso Ibero-Latino-Americano do Asfalto. In: CONGRESSO IBERO-LATINO-AMERICANO DO ASFALTO, 19., 2017, Medellín. Anais... Medellín, 2017. p. 1-10.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69419-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso Ibero-Latino-Americano do Asfaltopt_BR
dc.subjectAvaliação funcionalpt_BR
dc.subjectIGGpt_BR
dc.subjectIESpt_BR
dc.titleAnálise comparativa de avaliação funcional de trecho da BR-116 no Estado do Ceará, apresentado no XIX Congresso Ibero-Latino-Americano do Asfaltopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho consiste na realização de uma análise comparativa entre duas metodologias de avaliação funcional de pavimentos flexíveis, as quais foram executadas ao longo de um trecho da BR-116, no Estado do Ceará, de acordo com os procedimentos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. A metodologia de pesquisa baseia-se na revisão bibliográfica do tema e na execução de um inventário de patologias existentes na superfície da rodovia, objetivando calcular índices que atribuem ao pavimento conceitos de degradação: o Índice de Gravidade Global (IGG) e o Índice do Estado da Superfície (IES). Enquanto o IGG é obtido mediante a classificação e contagem das ocorrências e a medição das flechas nas trilhas de roda, após tratamento estatístico dos dados em unidades de amostra, o IES é obtido por meio de um Levantamento Visual Contínuo (LVC), em toda a extensão do trecho. Ao comparar os resultados obtidos para os dois índices, nos segmentos estudados, verificou-se divergência de conceitos e classificações em várias seções. Essa diferença pode ser atribuída à influência da opinião do avaliador sobre o estado de superfície do pavimento no método LVC. Dessa forma, o IES atribuiu ao pavimento uma pior condição de degradação, quando comparado ao IGG.pt_BR
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