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dc.contributor.authorBezerra Filho, Claudio Inon Farias-
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.date.accessioned2022-11-23T13:41:20Z-
dc.date.available2022-11-23T13:41:20Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBEZERRA FILHO, C. I. F.; OLIVEIRA, F. H. L. Análise da correlação entre a macrotextura e o coeficiente de atrito em pavimentos aeroportuários. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 27., 2013, Belém. Anais... Belém, 2013. p. 1-11.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69406-
dc.description.abstractThere is a general concern about the safety of the aircraft during landing and takeoff, especially with jet aircraft at high speeds, making the characteristics of the runways important factors for the safety of flight. The macrotexture and coefficient of friction of runways and runway are the main factors analyzed by aerodrome operators in Brazil and several other countries, as recommended by the International Civil Aviation Organization. This work aims to conduct an analysis of the correlation between these two factors in landing and takeoff from Pinto Martins International Airport, located in Fortaleza, in state of Ceará, between the years 2011 and 2012. There is a correlation between the coefficient of friction and the macrotexture, but the result can be considered unsatisfactory because of a large variation in the analyzed values.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso de Pesquisa e Ensino em Transportespt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.titleAnálise da correlação entre a macrotextura e o coeficiente de atrito em pavimentos aeroportuáriospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrExiste uma preocupação geral com a segurança das aeronaves durante as operações de pouso e decolagem, principalmente com aeronaves a jato em altas velocidades, tornando as características das pistas fatores importantes para a segurança de voo. A macrotextura e o coeficiente de atrito das pistas de pouso e decolagem são os principais fatores analisados pelos operadores de aeródromos no Brasil e em diversos outros países, conforme recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional. Este trabalho tem como objetivo realizar a análise da correlação entre esses dois fatores na pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional Pinto Martins, localizado em Fortaleza, no estado do Ceará, entre os anos de 2011 e 2012. Verifica-se que existe uma correlação entre a macrotextura e o coeficiente de atrito, mas o resultado pode ser considerado insatisfatório, em virtude de uma grande variação nos valores analisados.pt_BR
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