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dc.contributor.authorFernandes, Pedro Guilherme Pinheiro Santos-
dc.contributor.authorCarvalho, Pedro Henrique Fontenele Costa-
dc.contributor.authorNobre Júnior, Ernesto Ferreira-
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.date.accessioned2022-11-22T16:39:46Z-
dc.date.available2022-11-22T16:39:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNOBRE JÚNIOR, E. F. et al. Avaliação das condições de superfície de pavimentos rodoviários por meio do VSA e do IRI obtido por aplicativo para smartphones. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 32., 2018, Gramado. Anais... Gramado, 2018. p. 1-10.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69382-
dc.description.abstractThe traditional International Roughness Index (IRI) evaluation generally requires high-cost equipment, making the functional assessment costly and slow. As a result, the use of smartphones applications may be an economic and fast alternative of longitudinal irregularity obtainment. This study has the aim of comparing IRI data acquired through a smartphone application to the Current Service Value (VSA) which is a subjective assessment of paved roads, defined by the National Department of Transportation Infrastructure (DNIT). The study also compares the results to retroactive data in order to understand the changes in road quality by maintenance operations. The studied segment presented VSA between optimal and regular and IRI between regular and poor, with strong correlation between the parameters.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso de Pesquisa e Ensino em Transportespt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.titleAvaliação das condições de superfície de pavimentos rodoviários por meio do VSA e do IRI obtido por aplicativo para smartphonespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA obtenção do Índice Internacional de Irregularidade (IRI), geralmente, necessita de equipamentos de alto custo de aquisição, tornando a avaliação funcional onerosa e demorada. Por outro lado, a utilização de recursos encontrados em smartphones pode ser uma alternativa rápida e econômica para obtenção dos níveis de irregularidade longitudinal dos pavimentos rodoviários. Este estudo visa comparar dados do IRI obtidos em uma rodovia estadual no Ceará, por meio de um aplicativo para smartphone, com os dados de Valor de Serventia Atual (VSA), sendo esta, uma avaliação subjetiva, definida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O estudo também se propõe a comparar os resultados com dados retroativos, com a finalidade de entender a mudança da qualidade da via dada operações de manutenção. O segmento estudado apresentou VSA entre ótimo a regular e IRI entre regular a ruim com forte correlação entre os parâmetros.pt_BR
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