Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69378
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Avaliação de parâmetros de disposição a pagar de usuários de transporte público intermunicipal através de técnica de preferência declarada – um estudo de caso |
Autor(es): | Brandão Filho, José Expedito Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro Cavalcante, Rinaldo Azevedo |
Palavras-chave: | Engenharia de transportes |
Data do documento: | 2006 |
Instituição/Editor/Publicador: | Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes |
Citação: | BRANDÃO FILHO, J. E.; LOUREIRO, C. F. G.; CAVALCANTE, R. A. Avaliação de parâmetros de disposição a pagar de usuários de transporte público intermunicipal através de técnica de preferência declarada – um estudo de caso. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20., 2006, Brasília. Anais... Brasília, 2006. p. 1-12. |
Resumo: | As técnicas de preferência declarada permitem uma boa estimativa da disposição a pagar (willingness to pay) por alterações em serviços. No processo de avaliação de alternativas, a disposição a pagar é útil para explicitar, de maneira simplificada, o nível de preferência das alternativas. Nesse trabalho foi realizada uma estimativa da disposição a pagar por variações em atributos de transporte (tempo de viagem, padrão de conforto dos ônibus e modos) para uma ligação intermunicipal, entre Fortaleza e um município no interior do Ceará. As estimativas foram segmentadas em dois grupos de usuários: ônibus ou van. Para os usuários dos ônibus, observou-se que eles estão mais dispostos a pagar por melhoria nos serviços. Para os usuários das vans, observou-se a pequena importância dada aos serviços por ônibus, sendo mais valorizados os serviços por trem e por van. Não foram detectadas diferenças estatisticamente significativas nos valores de tempo entre os dois grupos. |
Abstract: | Stated preference techniques allow a good estimation of the willingness to pay for services changes. In the alternative evaluation process, the willingness to pay is useful to explicit, in a simple way, the preference level of the alternatives. In this work it was conducted an estimation of the willingness to pay for changes in transport attributes (travel time, bus comfort standards and travel modes) for an intercity link, between Fortaleza and a county in the hinterland of Ceara. The estimations were segmented in two users groups: bus and van. For the bus users was observed that they are more willing to pay for services improvements. For the van users was observed the small importance associated with the bus service, with a major valorization of train and van services. There were not detected significant statistical differences in the value of time between the two groups. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69378 |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_cfgloureiro.pdf | 66,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.