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dc.contributor.authorQueiroz, Marcelo Pereira-
dc.contributor.authorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorYamashita, Yaeko-
dc.date.accessioned2022-11-22T16:37:23Z-
dc.date.available2022-11-22T16:37:23Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationQUEIROZ, M. P.; LOUREIRO, C. F. G.; YAMASHITA, Y. Caracterização de padrões pontuais de acidentes de trânsito aplicando as ferramentas de análise espacial. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 18., 2004, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2004. p. 427-438.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69375-
dc.description.abstractThis paper presents the use of point pattern exploratory spatial analysis tools to geographically characterize and distinguish the concentration of traffic accidents in Fortaleza, helping the identification of critical spots within the city ́s urban road network. The adopted methodology was applied to an accident database geocoded in a Geographical Information System plataform. Firstly, spatial statistical tools (nearest neighbour index and ellipses of standard deviation) were used to identify places with significant spatial and temporal concentrations. Following, the hierarchical technique was applied to identify spatial clusters by accident type, proving that this is an efficient tool with a huge potential to contribute in critical spot studies, as well as helping traffic engineers to program enforcement, engineering and educational actions in different scales.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso de Pesquisa e Ensino em Transportespt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.titleCaracterização de padrões pontuais de acidentes de trânsito aplicando as ferramentas de análise espacialpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo apresenta a aplicação de ferramentas de análise espacial exploratória de padrões pontuais para caracterizar e diferenciar geograficamente as concentrações de acidentes de trânsito em Fortaleza, possibilitando a identificação de locais críticos na malha viária da cidade. A metodologia adotada foi aplicada sobre uma base de dados de acidentes georeferenciados em uma plataforma de Sistemas de Informações Geográficas. Primeiramente, foram utilizadas ferramentas de estatística espacial (índice do vizinho mais próximo e elipse de desvio padrão) para identificar locais com significativas concentrações espaço-temporais. Em seguida, aplicou-se a técnica hierárquica na identificação de agrupamentos espaciais por tipo de acidente, demonstrando ser esta uma ferramenta eficiente e com enorme potencial de contribuição para estudos de identificação de locais críticos, podendo também auxiliar na programação de medidas de fiscalização, de engenharia e de educação em várias escalas nos órgãos de trânsito.pt_BR
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