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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Medeiros, André Luis | - |
dc.contributor.author | Castro Neto, Manoel Mendonça de | - |
dc.contributor.author | Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro | - |
dc.contributor.author | Bessa Júnior, José Elievam | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T16:37:10Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T16:37:10Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | LOUREIRO, C. F. G. et al. Calibração de redes viárias urbanas microssimuladas com o uso de algoritmos genéticos. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 27., 2013, Belém. Anais... Belém, 2013. p. 1-12. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69374 | - |
dc.description.abstract | The main traffic microsimulation packages require the calibration of various parameters. This article aims to evaluate the applicability of genetic algorithms to the calibration of an urban reticular, high-density network located in the city of Fortaleza, similar to networks found in other Brazilian cities. The effects of the parameters and operators of genetic algorithms in the calibration of 10 parameters of VISSIM microscopic simulator were investigated. The results indicate that variations in the configuration of the genetic algorithms did not affect the calibration results significantly. The simulation with all VISSIM parameters under default values resulted in a MAPE of 29%. After inserting the values of two parameters collected in the field, as well as the inclusion of public transport, the error was reduced to 13%. After calibration of the parameters, the error decreased to 8%. The validation error of the network was 13%. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.title | Calibração de redes viárias urbanas microssimuladas com o uso de algoritmos genéticos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os principais softwares de microssimulação de tráfego requerem a calibração de diversos parâmetros. Este artigo busca avaliar a aplicabilidade de algoritmos genéticos à calibração de uma rede viária urbana localizada na cidade de Fortaleza, cujos altos graus de adensamento e reticularidade estão presentes em outras cidades brasileiras. Foram avaliados os efeitos dos parâmetros e operadores de um algoritmo genético na calibração de 10 parâmetros do microssimulador VISSIM. Os resultados indicam que a variação na configuração do algoritmo genético não afetou significativamente os resultados da calibração. A simulação com todos os parâmetros em valores default resultou num erro percentual absoluto médio de 29%. Após a inserção dos valores de dois parâmetros coletados em campo e da inclusão do transporte público, o erro reduziu para 13%. Após a calibração, o erro diminuiu para 8%. O erro de validação da rede foi de 13%. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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