Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69313
Tipo: TCC
Título: Mediação da informação no instagram: reflexões sobre doramas, fãs e consumo
Autor(es): Moura, Maitê Anselmo de
Orientador: Farias, Maria Giovanna Guedes
Palavras-chave: Dramas asiáticos;Mediação da informação;Consumo cultural;Cultura de fã
Data do documento: 2022
Citação: MOURA, Maitê Anselmo de. Mediação da informação no instagram: reflexões sobre doramas, fãs e consumo. Orientadora: Maria Giovanna Guedes Farias. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar se a mediação da informação, realizada pelos perfis de doramas no Instagram, afeta o comportamento dos fãs no consumo de bens derivados da cultura asiática. Como objetivos específicos, delinearam-se os seguintes: identificar se existe interação entre os fãs e as páginas; investigar se os interesses dos fãs são afetados a partir do consumo do conteúdo disponibilizado pelas páginas; refletir em que aspectos os interesses dos fãs são alterados. No processo metodológico, utilizou-se a abordagem quali-quantitativa, sendo um estudo de nível exploratório. Os dados foram coletados por meio de um questionário, o qual passou por um pré-teste, e foram analisados com o uso da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que, para os fãs, é relevante manter engajamento com o conteúdo dos perfis, além de considerarem importante a mediação realizada pelos perfis, pois, do contrário, seria difícil manter um contato ativo com a comunidade se essa ação mediadora fosse inexistente. Além disso, verificou-se que a maioria dos fãs, enquanto consumidores do conteúdo mediado pelos perfis, transformam seus hábitos sob diversos aspectos, não se tratando apenas de consumir os doramas, mas pertencer à cultura que é propagada por meio deles. Destarte, conclui-se que a mediação da informação, realizada pelos perfis de doramas na rede social Instagram, impulsiona os fãs a consumirem bens culturais advindos da Ásia.
Abstract: This research aims to analyze if the information mediation performed by doramas profiles on Instagram, affects the fans’ behavior in the consumption of goods derived from Asian culture. As specific objectives the following were outlined: identify whether there is interaction between fans and pages; investigate whether the interests of fans are affected from the consumption of content provided by pages; reflect on what aspects the interests of fans are changed. In the methodological process, the quantitative-qualitative approach was used, being this an exploratory level study. The data were collected through a questionnaire, which went through a pre-test, and were analyzed using the content analysis technique. The results show that for the fans it is relevant to maintain engagement with the content of the profiles, besides considering important the mediation performed by the profiles, because otherwise it would be difficult to maintain an active contact with the community if this mediating action was non-existent. Moreover, it was found that most fans, while consumers of the content mediated by the profiles, transform their habits in several aspects, not only consuming the doramas, but belonging to the culture that is propagated through them. Thus, it is concluded that the information mediation performed by doramas profiles on the social network Instagram, drive fans to consume cultural goods from Asia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69313
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_mamoura.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.