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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69311
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Guerra, Maria Aurea Montenegro Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Schindler, Lays Sudário Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T13:49:28Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T13:49:28Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SCHINDLER, Lays Sudário Oliveira. A trajetória dos suportes informacionais e suas implicações nas práticas leitoras. Orientação: Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra. 2022. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69311 | - |
dc.description.abstract | Since ancient times, the human being have felt the need to keep his records preserved for posterity. In order to store and convey information, several writing surfaces from nature have been used by man: boards of clay, cave walls, papyrus, parchment and paper. When digital era arrived, the electronic books changed reality. All these writing materials have undergone changes in their formats, in the way they are created and how they are used, as societies evolved. In fifteenth century, the invention of the printing press increased book circulation and helped information become more accessible. The press and the other suqsequent technological breakthrough events brought about profound changes in how people read, in different regions of the world. In Brazil, reading practices have developed late and still finds serious hinders. Therefore, this work aims to study the evolution of writing materials and how they affected reading practices over time. To do so, it shows a timeline with the main events that occured in each historical period. The work is based on a bibliographical survey through literature review on databases, articles, books and websites addressing this topic. For the result, it’s inferable that reading practices have followed the development of writing materials and have directly shaped the literacy process, social inclusion and social relations in each civilization. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Suportes informacionais | pt_BR |
dc.subject | Práticas leitoras | pt_BR |
dc.subject | História da leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura no Brasil | pt_BR |
dc.title | A trajetória dos suportes informacionais e suas implicações nas práticas leitoras | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Desde os tempos remotos, o homem sentiu a necessidade de manter os registros conservados para a posteridade. Dessa maneira, surgiram como meio de disseminação do conhecimento os suportes de escrita, com materiais oriundos da natureza, sendo eles: as tabuletas de argila, as rochas das cavernas, o papiro, o pergaminho e o papel, até chegar a era digital, com a criação dos ebooks. Esses suportes passaram por mudanças em seus formatos, na maneira de se manusear e na forma de fabricação à medida que as sociedades evoluíram. Com o avanço tecnológico, surgiu a imprensa no século XV, servindo de subsídio para o aumento na circulação de livros e no acesso à informação. Essa invenção desencadeou mudanças no cenário das práticas leitoras, colaborando para transformações nas formas de leitura e escrita, que são adaptadas de acordo com o suporte, local e tempo. Atualmente, as práticas leitoras são mediadas também por recursos tecnológicos, como os livros digitais, que por suas inovações têm transformado as formas de leitura. No Brasil, as suas práticas leitoras tiveram origem tardia, e o ato de ler encontra entraves para o seu desenvolvimento. Assim, essa pesquisa busca apresentar a evolução dos suportes informacionais e as suas implicações nas práticas leitoras ao longo do tempo, através da construção de uma linha do tempo, descrevendo as mudanças ocorridas em cada período histórico. Para a metodologia da pesquisa, utilizou-se um levantamento bibliográfico, através de uma revisão de literatura em bases de dados, artigos, livros e sítios eletrônicos com assuntos relevantes sobre a temática para a composição do referencial teórico. Como resultado, conclui-se que as práticas de leitura acompanham o desenvolvimento dos suportes informacionais, influenciando de forma direta o processo de alfabetização, a inclusão social e as relações sociais em cada civilização. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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