Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69293
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Thiago Henrique Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Marques, Pedro Jorge da Silva | - |
dc.contributor.author | Bylaardt, Cid Ottoni | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T15:58:32Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T15:58:32Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Thiago Henrique Gonçalves; MARQUES, Pedro Jorge da Silva; BYLAARDT, Cid Ottoni. A crise da representação da arte, do clássico ao pós-moderno: uma leitura sobre o conto “Retrato de cavalo”, de Guimarães Rosa. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 6., 27 a 30 out. 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFC, 2009. p. 289 a 294. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69293 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | VI Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conto | pt_BR |
dc.subject | Representação da arte | pt_BR |
dc.subject | Arte clássica | pt_BR |
dc.subject | Arte pós-moderna | pt_BR |
dc.title | A crise da representação da arte, do clássico ao pós-moderno: uma leitura sobre o conto “Retrato de cavalo”, de Guimarães Rosa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O pensamento central, e que gera toda a discussão deste ensaio, é propor uma reflexão sobre o questionamento da representação da arte no conto “retrato de cavalo”, de Guimarães Rosa, ou melhor, refletir sobre qual prisma as personagens fazem referência à arte4 , se a julgam numa óptica ligada aos princípios clássicos ou pós modernos; para isso iremos trabalhar com conceitos de arte de ambas as teorias. Iniciaremos nossa leitura com o título do conto de Guimarães Rosa, “Retrato de Cavalo”. Já pelo título podemos perceber que há, no mínimo, relação de arte com vida. O retrato representa a arte no seu conceito mais clássico “possível”, como uma imitação idealizada da vida; e o Cavalo representa a vida em si, o ser vivo. Já em nossa leitura inicial, podemos destacar algumas passagens que nos dão pistas sobre o conceito de representação da arte clássica, como propunha Aristóteles, em seu livro Arte Poética (2005. p.21): “Parece, de modo geral, darem origem à poesia duas causas, ambas naturais. Imitar é natural ao homem desde a infância”. Com essa afirmação, podemos constatar que a poesia (arte) clássica vem da imitação do homem ou, pelo menos, da tentativa do homem de imitar algo; geralmente a vida, o que nem sempre é possível. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_eve_thgalves.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.