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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Thiago Henrique Gonçalves-
dc.contributor.authorMarques, Pedro Jorge da Silva-
dc.contributor.authorBylaardt, Cid Ottoni-
dc.date.accessioned2022-11-21T15:58:32Z-
dc.date.available2022-11-21T15:58:32Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationALVES, Thiago Henrique Gonçalves; MARQUES, Pedro Jorge da Silva; BYLAARDT, Cid Ottoni. A crise da representação da arte, do clássico ao pós-moderno: uma leitura sobre o conto “Retrato de cavalo”, de Guimarães Rosa. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 6., 27 a 30 out. 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFC, 2009. p. 289 a 294.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69293-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVI Encontro Interdisciplinar de Estudos Literáriospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectRepresentação da artept_BR
dc.subjectArte clássicapt_BR
dc.subjectArte pós-modernapt_BR
dc.titleA crise da representação da arte, do clássico ao pós-moderno: uma leitura sobre o conto “Retrato de cavalo”, de Guimarães Rosapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO pensamento central, e que gera toda a discussão deste ensaio, é propor uma reflexão sobre o questionamento da representação da arte no conto “retrato de cavalo”, de Guimarães Rosa, ou melhor, refletir sobre qual prisma as personagens fazem referência à arte4 , se a julgam numa óptica ligada aos princípios clássicos ou pós modernos; para isso iremos trabalhar com conceitos de arte de ambas as teorias. Iniciaremos nossa leitura com o título do conto de Guimarães Rosa, “Retrato de Cavalo”. Já pelo título podemos perceber que há, no mínimo, relação de arte com vida. O retrato representa a arte no seu conceito mais clássico “possível”, como uma imitação idealizada da vida; e o Cavalo representa a vida em si, o ser vivo. Já em nossa leitura inicial, podemos destacar algumas passagens que nos dão pistas sobre o conceito de representação da arte clássica, como propunha Aristóteles, em seu livro Arte Poética (2005. p.21): “Parece, de modo geral, darem origem à poesia duas causas, ambas naturais. Imitar é natural ao homem desde a infância”. Com essa afirmação, podemos constatar que a poesia (arte) clássica vem da imitação do homem ou, pelo menos, da tentativa do homem de imitar algo; geralmente a vida, o que nem sempre é possível. [...]pt_BR
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