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dc.contributor.advisorIrffi, Guilherme Diniz-
dc.contributor.authorRodrigues, Rafael de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-11-21T14:25:58Z-
dc.date.available2022-11-21T14:25:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Rafael de Oliveira. Qualidade educacional: análises sobre a eficiência dos municípios cearenses. 2019. 37f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69289-
dc.description.abstractThe discussions on inefficiency in the area of education in Brazil include factors such as faculty, investments, school infrastructure, socioeconomic profile of the student, number of schools in the region, among others. Such factors should have an influence on educational quality, which is usually expressed through standardized tests. Thus, this study intends to analyze the efficiency of the municipalities of Ceará on the performance of students in the tests of Spaece and Prova Brasil, using inputs such as the quality of the teacher, measured by the schooling of the same, the values given to the municipality for education expenses, the rate of sanitary sewage, the rate of water supply, among other variables. The data will be from the FUNDEB onlendings and other expenses for education were obtained together with the National Treasury Secretariat, while the school supply indicators are available in the School Census, and the other information by the Human Development Atlas of PNUD. The data were organized in a cross-sectional cohort for the year 2015, and the Data Envelopment Analysis model was estimated. Our results show that, in addition to a correlation between the results of the Prova Brasil and Spaece, we found a total of 43 municipalities operating efficiently in relation to the Spaece test scores, and 36 in relation to the Prova Brasil scores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFUNDEBpt_BR
dc.subjectPNUDpt_BR
dc.subjectCenso Escolarpt_BR
dc.subjectSpaecept_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.titleQualidade educacional: análises sobre a eficiência dos municípios cearensespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs discussões sobre a ineficiência na área da educação no Brasil englobam fatores como o corpo docente, investimentos, infraestrutura da escola, perfil socioeconômico do aluno, número de escolas na região, dentre outros. Tais fatores devem ter influência sobre a qualidade educacional, que geralmente é expressa através de testes padronizados. Assim, este estudo pretende analisar a eficiência dos municípios cearenses sobre o desempenho dos alunos nos testes do Spaece e Prova Brasil, utilizando insumos, como a qualidade do professor, medida pela escolaridade do mesmo, os valores dados ao munícipio para os gastos em educação, a taxa de esgotamento sanitário, a taxa de abastecimento de água, dentre outras variáveis. Os dados serão dos repasses do FUNDEB e outras despesas para educação foram obtidas juntamente a Secretaria do Tesouro Nacional, enquanto que os indicadores de oferta escolar são disponibilizados no Censo Escolar, e as demais informações pelo Atlas do Desenvolvimento Humano da PNUD. Os dados foram organizados em um coorte transversal para o ano de 2015, e foi estimado o modelo de Análise Envoltória dos Dados. Nossos resultados mostram que, além de existir uma correlação entre os resultados da Prova Brasil e Spaece, encontramos um total de 43 municípios operando de forma eficiente em relação as notas das provas do Spaece, e 36 em relação as notas da Prova Brasil.pt_BR
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