Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69262
Tipo: | TCC |
Título : | Regimes de informação e o Modelo de Práticas Informacionais de Harlan: uma contribuição crítica para a investigação das bolhas de desinformação |
Autor : | Sena, Halan Herly Barbosa de |
Tutor: | Nunes, Jefferson Veras |
Palabras clave : | Teoria Crítica da Informação;Competência Crítica em Informação;Estudos de usuários;Modelo de Práticas Informacionais de Harlan;Bolhas de desinformação |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | SENA, Halan Herly Barbosa de. Regimes de informação e o Modelo de Práticas Informacionais de Harlan: uma contribuição crítica para a investigação das bolhas de desinformação. Orientador: Jefferson Veras Nunes. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza básica de abordagem qualitativa, e como uma pesquisa bibliográfica quanto aos procedimentos metodológicos e de cunho exploratório quanto aos objetivos. Aponta a Teoria Crítica da Informação e o Modelo de Práticas Informacionais de Harlan como alternativas de abordagem para a investigação das bolhas de desinformação. Discorre sobre a importância da Competência Informacional e da Competência Crítica em Informação (CCI) para a abordagem dos diversos fenômenos informacionais encontrados nos regimes de informação vigentes, como pós-verdade, fake news, infodemia, bolhas filtro, câmaras de eco, e a própria desinformação. Expõe os Estudos de usuários desde a sua origem até o Modelo de Práticas Informacionais de Harlan. Teve como objetivo central apontar a pertinência da Teoria Crítica da Informação e do Modelo de Práticas Informacionais de Harlan para o estudo de bolhas de desinformação. Conclui que a Teoria Crítica da Informação e o Modelo de Harlan são aptos para investigar as práticas informacionais dos sujeitos inseridos em ambientes de bolhas de desinformação. |
Abstract: | It is characterized as a research of a basic nature of qualitative approach, and as a bibliographical research regarding methodological procedures and exploratory nature regarding the objectives. It points to Critical Theory of Information and the Harlan's Model of Informational Practices as alternative approaches to the investigation of disinformation bubbles. It discusses the importance of Informational Competence and Critical Competence in Information (ICC) for addressing the various informational phenomena found in current information regimes, such as post-truth, fake news, infodemia, filter bubbles, echo chambers, and disinformation itself. It exposes User Studies from its origin to Harlan's Model of Informational Practices. Its main objective was to point out the relevance of Critical Theory of Information and the Harlan's Model of Informational Practices for the study of disinformation bubbles. It concludes that the Critical Theory of Information and the Harlan Model are able to investigate the informational practices of subjects inserted in environments of disinformation bubbles. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69262 |
Aparece en las colecciones: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_hhbsena.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.