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dc.contributor.advisorCosteski, Evanildo-
dc.contributor.authorLopes, Antonio Juliano Ferreira-
dc.date.accessioned2022-11-16T15:51:11Z-
dc.date.available2022-11-16T15:51:11Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLOPES, Antonio Juliano Ferreira. Tornar-se cristão nas esferas existenciais do cristianismo em Søren Kierkegaard. 2022. 305 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69254-
dc.description.abstractAs from a decentralized investigation of the kierkegaardian corpus, we evidence three existential modalities of Christianity that we designate here as existential spheres of Christianity. These are identified with the aesthetic, the ethical and the religious. It would be possible to think, with reference to Kierkegaard's thought, an aesthetic Christianity, an ethical Christianity and a religious Christianity, all comprising distinct elements and, in some situations, reconcilable. Other spheres would be possible, but the focus of this thesis is on these three. The different spheres resonate in different ways of conceiving and living Christianity. These existential dimensions would not be in any way plastered, but linked to each other, where they would act in a dialogic way, even though they keep different categories, meanings and dynamics. In this way, for example, the religious sphere refers directly to the christic and the imitation to Christ, but it can contain aesthetic and undoubtedly ethical elements. The ethical dimension, in turn, directs the human person to choices and decision-making, but it would be present both in the religious experience and in the culture of Christendom. The latter, finally, would translate the aesthetic sphere of Christianity. This intertwining between different dimensions in Christianity does justice to the very fluid and unsystematic philosophy of the Danish thinker. In the same way that the existential stages in Kierkegaard concern the individual human being in his condition in concrete existence, the existential spheres of Christianity would refer to the personal and existential appropriation of each sphere by that same individual human being, the individual, so valued by Kierkegaard. The existential spheres of Christianity presented here have categories, dualities and dichotomies that exemplify and help in the understanding of each domain. Each existential sphere of Christianity helps in understanding the meaning of to become a Christian, a problematic that permeates all spheres. Thus, we seek to understand the mechanisms of this Christian becoming by exposing the concepts that illustrate each existential sphere, such as sin, marriage, christendom, contemporaneity, reduplication; and by the relation of the task of to become a Christian to the historical factor and to the post-christendom world.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCristianismopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectpt_BR
dc.subjectTornar-se cristãopt_BR
dc.subjectKierkegaardpt_BR
dc.subjectChristianityen
dc.subjectEthicen
dc.subjectFaithen
dc.subjectTo become a Christianen
dc.subjectKierkegaarden
dc.titleTornar-se cristão nas esferas existenciais do cristianismo em Søren Kierkegaardpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA partir de uma investigação descentralizada do corpus kierkegaardiano, evidenciamos três modalidades existenciais no cristianismo que designamos aqui por esferas existenciais do cristianismo. Essas se identificam com o estético, o ético e o religioso. Seria possível pensarmos, com referência ao pensamento de Kierkegaard, um cristianismo estético, um cristianismo ético e um cristianismo religioso, todos comportando elementos distintos e, em algumas situações, conciliáveis. Outras esferas seriam possíveis, mas o foco dessa tese se encontra nessas três. As distintas esferas ressoam em diferentes modos de se conceber e de viver o cristianismo. Essas dimensões existenciais não seriam de forma alguma engessadas, mas vinculadas entre si, onde atuariam de forma dialogal, ainda que conservem categorias, sentidos e dinâmicas diversas. Dessa forma, por exemplo, a esfera religiosa remete diretamente ao crístico e a imitação a Cristo, mas pode conter em si elementos estéticos e indiscutivelmente, éticos. A dimensão ética, por sua vez, direciona a pessoa humana às escolhas e tomadas de decisões, mas estaria presente tanto na experiência religiosa quanto na cultura da cristandade. Essa última, finalmente, traduziria a esfera estética do cristianismo. Esse entrelaçamento entre dimensões diversas no cristianismo faz jus à própria filosofia fluida e assistemática do pensador dinamarquês. Do mesmo modo que os estádios existenciais em Kierkegaard dizem respeito ao ser humano individual em sua condição na existência concreta, as esferas existenciais do cristianismo remeteriam a apropriação pessoal e existencial de cada esfera por esse mesmo ser humano individual, o indivíduo, tão valorizado por Kierkegaard. As esferas existenciais do cristianismo aqui apresentadas possuem categorias, dualidades e dicotomias que exemplificam e auxiliam na compreensão de cada domínio. Cada esfera existencial do cristianismo auxilia na compreensão do significado do tornar-se cristão, problemática que perpassa por todas as esferas. Buscamos, assim, compreender os mecanismos desse devir cristão mediante a exposição dos conceitos que ilustram cada esfera existencial, tais como pecado, matrimônio, cristandade, contemporaneidade, reduplicação; e pela relação da tarefa do tornar-se cristão com o fator histórico e com o mundo pós-cristandadept_BR
dc.title.enBecoming a christian in the existential spheres of christianity in Søren Kierkegaardpt_BR
Aparece nas coleções:PPGFILO - Teses defendidas na UFC

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