Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Marcelo Ferreira de-
dc.contributor.authorGonsalves, Johnantan Pereira-
dc.date.accessioned2022-11-11T17:34:21Z-
dc.date.available2022-11-11T17:34:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGONSALVES, Johnantan Pereira. Formação continuada de professores de matemática da educação básica: um estudo sobre a iniciativa foco na aprendizagem 2021. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69248-
dc.description.abstractThe present dissertation is a research aimed at developing, in an educational context, a brief discussion about the Basic Education teacher training policies implemented in Brazil, narrowing a study to those aimed at continuing education and particularizing this discussion in a study on the contributions of the Program Focus on Learning Initiative, a Continuing Education program implemented in the State of Ceará, based on a survey carried out by a group of teachers who work in the teaching network of the 4th Education Development Coordination, who participated and participate in its actions, in what it refers to the improvement of their training and teaching practices. Indeed, in order to meet the objectives that have been listed in this dissertation, we have organized its text as follows. When developing the course of work, a study is carried out on the current profile of Mathematics teacher in Basic Education in the face of the challenges he has faced in his career. Then, a debate is made about the importance, the historical context and the main current policies of basic education teacher training in Brazil. Still in its development, it discusses the implementation of the Chief Scientist Program in Basic Education, a government policy. In a specific topic, the Focus on Learning Program is presented, aiming to analyze the perceptions of this program in the 4th Regional Coordination of Education Development. The methodology used for the development of this work is qualitative, descriptive and exploratory, in which it was used a literature review on the subject and an empirical study, starting from a survey of a group of teachers who participate in the program, after the application of a questionnaire. Regarding the IFA, the results shown here suggest that the continuing education program had a significant contribution to the teaching practice of teachers, regarding its organization, structure, methodology and materials used in the meetings, although some list some difficulties in achieving their results. , which means that continuing education alone does not address issues related to the quality of teaching and learning in schools.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teaching (education, primary)pt_BR
dc.subjectContinuing education for teacherspt_BR
dc.subjectMathematics - Teacher trainingpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores de matemática da educação básica: um estudo sobre a iniciativa foco na aprendizagem 2021pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação é uma pesquisa visando desenvolver, em âmbito educacional, uma breve discussão sobre as políticas de formação de professores da Educação Básica implementadas no Brasil, estreitando um estudo aquelas voltadas à formação continuada e particularizando esta discussão em um estudo sobre as contribuições do Programa Iniciativa Foco na Aprendizagem, programa de Formação Continuada implementado no Estado do Ceará, a partir de um levantamento realizado por um grupo de professores que atuam na rede de ensino da 4a Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação, que participaram e participam de suas ações, no que se refere à melhoria da sua formação e das suas práticas docentes. Com efeito, visando atender aos objetivos que foram listados nesta dissertação, organizamos o seu texto conforme o que se segue. Ao desenvolver o percurso do trabalho, é realizado um estudo sobre o perfil atual professor de Matemática da Educação Básica diante dos desafios que tem enfrentado em sua carreira. Em seguida, é feito um debate sobre a importância, o contexto histórico e as principais políticas atuais de formação de professores da Educação Básica no Brasil. Ainda no seu desenvolvimento, discorre sobre a implementação do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica, uma política de governo. Em tópico específico é apresentado o Programa a Iniciativa Foco na Aprendizagem, visando analisar as percepções desse programa na 4a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho é qualitativa, descritiva e exploratória, na qual foi utilizado uma revisão de literatura sobre o tema e um estudo empírico, partindo de um levantamento de um grupo de professores que participam do programa, atrás da aplicação de um questionário. Sobre o IFA, os resultados aqui demonstrados sugerem que o programa de formação continuada teve significativa contribuição para a pratica docente dos professores, quanto a sua organização, estrutura, metodologia e materiais utilizados nos encontros, embora alguns enumerem algumas dificuldades para o alcance dos seus resultados, o que significa dizer que a formação continuada apenas, não equaciona as questões ligadas à qualidade do ensino-aprendizagem nas escolas.pt_BR
dc.title.enContinuing training of basic education mathematics teachers: A study on the 2021 focus on learning initiativept_BR
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_jpgonsalves.pdf.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.