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dc.contributor.authorCastro, Gabriel Afonso Fernandes de-
dc.contributor.authorGamarra-Rojas, Guillermo-
dc.date.accessioned2022-11-11T13:47:00Z-
dc.date.available2022-11-11T13:47:00Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCASTRO, Gabriel Afonso Fernandes de; GAMARRA-ROJAS, Guillermo. Desafios e perspectivas da formação e profissionalização do economista ecológico: o caso da Universidade Federal do Ceará. Revista Iberoamericana de Economia Ecológica, Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, p. 56-72, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69241. Acesso em: 16 nov. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2385-4650-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69241-
dc.description.abstractThe undergraduate course in Ecological Economics, offered at the Federal University of Ceará (UFC) since 2015, is pioneering and one of a kind globally. Because of that it faces very particular difficulties to its curricular structuring and its institutional allocation and continuation. Graduates also face difficulties regarding the education received and their professional insertion on graduation. This article of critical opinion seeks to explicate and discuss some of the perceived problems according to the principal author’s (a soon-to-graduate student of the program at the time of publication) individual perspective. The text intends to be the first step of a larger, collective debate among the course’s community. For this reason, it focuses on describing today’s status quo of the course and overlooks objective data. Regarding the curriculum, we emphasize the need for consolidation of interdisciplinarity and diversification of the literary canon as well as for offering training in fundamentals of the natural sciences. Regarding professional insertion, we highlight the inexistence of representative entities and the lack of work opportunities, as well as the possibility of building links to Agroecology professions. In the academic setting, we emphasize the lack of support within the university. A brief autobiographical account is provided in conclusion, reiterating the call to defend and improve the course at the university.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Iberoamericana de Economia Ecológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEcologia agrícolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEcological economicspt_BR
dc.titleDesafios e perspectivas da formação e profissionalização do economista ecológico: o caso da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO curso de graduação em Economia Ecológica, ofertado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2015, é pioneiro e único no mundo. Enfrenta por isso desafios particularíssimos à sua estruturação curricular e à sua alocação e continuação institucionais. Os formados também enfrentam dificuldades relativas à formação recebida e à inserção profissional. Este artigo crítico de opinião pretende explicitar e discutir alguns dos problemas percebidos sob a perspectiva individual do primeiro autor (discente quase formado na época da publicação). O texto objetiva ser o primeiro ato de uma discussão mais ampla e de caráter coletivo. Por isso insiste mais na descrição do status quo presente no curso e menos em dados objetivos. Na formação, é enfatizada a necessidade de consolidar a interdisciplinaridade, de diversificar a literatura abordada e de oferecer treinamento básico em ciências da natureza. Na inserção profissional, destaca-se a inexistência de entidade representativa do egresso e a carência de oportunidades de trabalho, bem como a possibilidade de aproximação com a profissão de Agroecologo(a). No plano institucional-acadêmico, salienta-se a falta de apoio no interior da universidade. Um breve relato autobiográfico é oferecido como encerramento do texto, reiterando o chamado à defesa e ao aprimoramento do curso na esfera da universidade.pt_BR
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