Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69216
Tipo: Dissertação
Título : Uma incursão na memória da educação cearense: a experiência da Escola de Aprendizes Artífices do Ceará [1810-1818]
Autor : Madeira, Maria das Graças de Loiola
Fecha de publicación : 1998
Citación : MADEIRA, Maria das Graças de Loiola. Uma incursão na memória da educação cearense: a experiência da Escola de Aprendizes Artífices do Ceará [1810-1818]. 1998. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidadde Federal do Ceará, Fortaleza, 1998.
Resumen en portugués brasileño: Com base em pesquisa bibliográfica, o presente estudo teve como intenção recuperar a memória da Escola de Aprendizes Artífices do Ceará, atual Escola Técnica Federal, dentro do contexto local e nacional, entre os anos de 1910 a 1918. No primeiro capítulo apresenta-se discussões de ordem teórico-metodológicas com relação ao oficio do historiador da educação, desde ao tratamento dado aos documentos, à ausência destes para a reconstituição da memória. O segundo capítulo aborda o contexto social, econômico, educacional e político cearense, destacando, entre outros aspectos, a população em estado de miséria, acometidos por epidemias, secas, e, "administrada" por oligarquias, como a do Comendador Antônio Nogueira Acioly. Em contrapartida a este quadro, haviam os discursos de intelectuais cearenses que atribuíam uma fé cega à modernidade para a resolução de todas estas mazelas sociais. Ainda com relação ao mesmo capítulo, o sistema escolar cearense evidenciado revelam ações improvisadas do poder público, devido às influências político-partidárias, que determinavam a implementação de projetos nesta área, como, por exemplo, a criação de escolas, nomeação de professores, salário, etc. Na última parte do texto, trata-se, especificamente, dos oito anos de funcionamento da Escola de Aprendizes, destacando suas intenções, a que público pretendia atingir, a sua organização curricular e inspirações teóricas e filosóficas, as estratégias para remediar, através da mão de obra dos aprendizes, o descaso do governo federal com relação ao seu orçamento. Apesar de todas estas dificuldades, a Escola conseguiu publicar, em 1917, uma revista - A Revista Pedagógica - na sua oficina de tipografia. A referida revista tornou-se uma preciosa fonte para o nosso estudo, sobretudo, por ela ter se tornado um veículo de divulgação do ideário da Escola, e por assim dizer, das idéias modernista de um modo geral, com relação à educação naquele momento.
Resumen en francés: Basée sur une recherche bibliographique, cette étude a eu pour intention, recupérer Ia mémoire de I'Ecole d' Apprentissage Artisan du Ceará" Escola Aprendizes Artífices do Ceará, actuelle Ecole Technique Fédérale dans le coruexte local et national entre les années 1910 et 1918 . Le premier chapitre présente des discussions d'ordre théoriques-méthodologiques en relation à I'office de l'historien de l'éducation dépuis le traitement rnéthodologique donné aux documents à son absence pour Ia reconstitution de Ia mémoire . Le chapitre suivant, aborde le contexte social éconornique, éducationnel et politique "cearense", mettant en relief parmis autres aspects comme, Ia population en etat de misère, contaminée par les épidemies, Ia sécheresse et administré par I'oligarchie comme celle du commandant Antônio Nogueira Acioly. Em contre partie à ce cadre , il y avait les discours d'intellectuels "cearenses" qui attribuaient ume foi aveugle à Ia modernité pour Ia resolution de teus ces "maux" sociaux. À propos du même chapitre, est mis en évidence aussi le système scolaíre "cearense", marqué par des actions irnprovisées du pouvoir public, dü aux infuences politiques partisans qui deterrninaient les insuffisantes implementations de projets dans ce domaine, comme, par exemples, Ia création d' écoles, nomination de professeur, salaire, etc. Fínalement, le texte traite specifiquement des huit ans de fonctionnement de l'Ecole d' Apprentissage d' Artisan, mettant en évidence ses intentions, activités, son public cible, son organisation currtculaire, inspirations théoriques et les stratégies pour remédier à travers de mains d'oeuvres des artisans, l'absence du gouvernement fédéral par rapport aux devis . MaIgré toutes ces difficuItés, l'école a réussi à publier en 1917 une revue - La Revue Pédagogique - dans ses ateliers de tipographie. Cette revue est devenue une précieuse ressource pour notre étude surtout pour avoir été un véhicule de divulgation des idées de l'école et ainsi dire, des idées modernistes de manière générale par rapport à l'education durant cettc époque .
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69216
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1998_dis_mglmadeira.pdf116,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.