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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69121
Tipo: | TCC |
Título: | Problemas de lógica e o aspecto pontual do Pretérito Perfeito Simples (PPS) no ensino de espanhol para brasileiros: uma produção didático-pedagógica |
Autor(es): | Duarte, Clebiane Barros |
Orientador: | Lima, Beatriz Furtado Alencar |
Palavras-chave: | Pretérito Perfeito Simples;Espanhol;Produção Didático-Pedagógica |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | DUARTE, Clebiane Barros. Problemas de lógica e o aspecto pontual do Pretérito Perfeito Simples (PPS) no ensino de espanhol para brasileiros: uma produção didático-pedagógica. Orientadora: Clebiane Barros Lima. 2021. 80 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Na contemporaneidade, muitos materiais didáticos de ensino de idiomas, como a língua espanhola, obedecem a padronizações conteudistas regidas pelo Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas (QCER) que, por vezes, não contemplam as reais necessidades dos aprendizes de Línguas Estrangeiras (LE) no Brasil. Uma das dificuldades preliminares e recorrentes no aprendizado do espanhol para brasileiros é o funcionamento dos tempos verbais, principalmente o uso e valores dos pretéritos do modo indicativo (MATTOS, 2002; PONTES; DUARTE, 2018). Nesse sentido, o entendimento sobre a pontualidade característica do aspecto verbal no Pretérito Perfeito Simples (PPS) do espanhol pode fazer parte desses empecilhos iniciais. Este trabalho tem como objetivo geral a proposição do uso adaptado da modalidade de jogo ―problemas de lógica‖ como ferramenta auxiliar na explicação do aspecto pontual enquanto parâmetro de transitividade do PPS no espanhol. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa que possui como tema a elaboração de material didático. De modo mais específico, trata-se de uma produção didáticopedagógica de uso opcional, composta por um tutorial com jogos, destinada a docentes de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). A metodologia empregada considerou atentamente as recomendações sobre o uso do lúdico em contexto escolar abordadas por estudiosos como Almeida (2003), Antunes (2001a, 2001b, 2003, 2014), Macedo et al. (2000), Batllori (2018) e Meirieu (1997). Além disso, o planejamento de tal produção baseou-se no modelo de Design Instrucional ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation), do qual foram utilizadas as três primeiras fases correspondentes à concepção do material didático: análise, desenho e desenvolvimento. Ao término dessas fases, obteve-se um material em pdf graficamente simples, sem adornos visuais ostensivos, mas com potencialidade significativa para verificação funcional em contextos reais de aplicação de materiais eletivos no ensinoaprendizagem de ELE. Por fim, são sugeridos alguns aperfeiçoamentos e modificações a serem delineados em trabalhos posteriores. |
Abstract: | Nowadays, many language teaching materials, such as the Spanish language, obey content standards governed by the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), which sometimes do not contemplate the real needs of learners of Foreign Languages (FL) from Brazil. One of the preliminary and recurrent difficulties in learning Spanish for Brazilians is the functioning of verb tenses, especially the use and values of past tense in the indicative mode (MATTOS, 2002; PONTES; DUARTE, 2018). In this sense, the understanding of the characteristic punctuality of the verbal aspect in the Past Perfect Simple (PPS) can be part of these initial impediments in Spanish language. This work has as a general objective the proposition of the adapted use of the game mode "logic problems" as an auxiliary tool in the explanation of the punctual aspect as a parameter of transitivity of the PPS in Spanish. From the methodological point of view, it is a qualitative research that has as theme the elaboration of didactic material. More specifically, it is an optional didacticpedagogical production, composed of a tutorial with games, aimed at teachers of Spanish as a Foreign Language (SFL). The methodology used considered carefully the recommendations on the use of playfulness in a school context addressed by scholars such as Almeida (2003), Antunes (2001a, 2001b, 2003, 2014), Macedo et al. (2000), Batllori (2018) and Meirieu (1997). In addition, the planning of such production was based on the Instructional Design model ADDIE (Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation), of which the first three phases correponding to the conception of the didactic materials were used: analysis, design and development. At the end of these phases, we obtained a pdf material graphically simple, without ostensible visual adornment, but with significant potential for functional verification in real contexts of application of elective materials in the teachinglearning of SFL. In conclusion, some improvements and modifications are suggested to be outlined in later works. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69121 |
Aparece nas coleções: | ELAELE - Monografias |
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