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Tipo: Dissertação
Título: Competências socioemocionais na formação do enfermeiro: representações de estudantes, docentes e enfermeiros assistenciais
Título em inglês: Socio-emotional skills in nurse training: representations of students, professors and assistant nurses
Autor(es): Teixeira, Joaquim Ismael de Sousa
Orientador: Vasconcelos, Maristela Inês Osawa
Palavras-chave: Educação em Enfermagem;Formação profissional;Mercado de Trabalho;Saúde Mental
Data do documento: 17-Out-2022
Citação: TEIXEIRA, J. I .S. Competências socioemocionais na formação do enfermeiro: representações de estudantes, docentes e enfermeiros assistenciais. 2022. 182 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Saúde da Família) Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.
Resumo: Diante das exigências do cenário atual em saúde, o desenvolvimento de competências socioemocionais (CSE) condizentes com o que o ambiente acadêmico e profissional exige torna-se urgente. Acredita-se, porém, que a formação em saúde ainda não está estruturada completamente em encorajar nos acadêmicos, habilidades sociais e emocionais que possam aprimorar seu desenvolvimento profissional e humano. O presente estudo tem como objetivo apreender as representações elaboradas por docentes, discentes e enfermeiros assistenciais sobre o desenvolvimento e mobilização das competências socioemocionais na formação e no processo de trabalho do enfermeiro. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva, de cunho qualiquantitativo, com coleta e análise de dados realizada de janeiro a agosto de 2022. A coleta das informações se deu por meio de entrevistas com 87 respondentes; [i] 20 docentes e 44 discentes de um curso de graduação em Enfermagem e, [ii] 23 enfermeiros atuantes em um hospital de referência para a região norte do estado do Ceará. A análise dos dados foi feita a partir do referencial das Representações Sociais (JODELET, 2002; MOSCOVICI, 2003) apoiada pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefevre e Lefevre (2014), com o auxílio do software DSCsoft para a tabulação e processamento dos dados. Esta pesquisa integra um projeto maior, intitulado: Competências socioemocionais na Formação em Saúde: do diagnóstico à construção de um programa de intervenção, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o número 5.255.261. No processo de análise, foram identificados 28 discursos do sujeito coletivo divididos em sete categorias originadas a partir das entrevistas, 18 deles representando igualmente, 21,42% (n=6) de participação de falas entre docentes, discentes e enfermeiros. Já os outros 10 DSC, presentes na categoria três, a qual obteve o maior número de discursos, 35,71% do total, foram construídos de discursos mesclados com ideias centrais dos três públicos que abordavam cada uma das cinco macrocompetências. As competências socioemocionais foram vistas como necessárias ao processo de ensino-aprendizagem e ao ambiente de atuação do enfermeiro, muito embora as iniciativas vistas na graduação ainda sejam escassas. Haja vista o grau de importância das emoções que foi atribuída pelos três públicos, o desenvolvimento dessas habilidades é prerrogativa para uma formação integral que atenda às necessidades do mercado de trabalho atual, além de ser fator de proteção à saúde física e emocional dos profissionais da área.
Abstract: Given the demands of the current health scenario, the development of socio-emotional skills (CSE) consistent with what the academic and professional environment demands becomes urgent. It is believed, however, that health education is not yet completely structured to encourage students to have social and emotional skills that can improve their professional and human development. The present study aims to apprehend the representations made by professors, students and care nurses about the development and mobilization of socio-emotional skills in the training and work process of nurses. This is an exploratory-descriptive research, of a qualitative and quantitative nature, with data collection and analysis carried out from January to August 2022. The collection of information took place through interviews with 87 respondents; [i] 20 professors and 44 students of an undergraduate course in Nursing and, [ii] 23 nurses working in a referral hospital for the northern region of the state of Ceará. Data analysis was performed using the framework of Social Representations (JODELET, 2002; MOSCOVICI, 2003) supported by the technique of Collective Subject Discourse (CSD) by Lefevre and Lefevre (2014), with the aid of DSCsoft software for tabulation. and data processing. This research is part of a larger project entitled: Socio-emotional competences in Health Education: from diagnosis to the construction of an intervention program, approved by the Research Ethics Committee under number 5,255,261. In the analysis process, 28 discourses of the collective subject were identified, divided into seven categories originated from the interviews, 18 of them representing equally, 21.42% (n=6) of speech participation among professors, students and nurses. The other 10 CSD, present in category three, which had the highest number of speeches, 35.71% of the total, were constructed from speeches mixed with central ideas of the three audiences that addressed each of the five macro competences. Social- emotional competences were seen as necessary for the teaching-learning process and for the nurse's work environment, even though the initiatives seen at graduation are still scarce. Given the degree of importance of emotions that was attributed by the three audiences, the development of these skills is a prerogative for a comprehensive training that meets the needs of the current job market, in addition to being a protective factor for the physical and emotional health of professionals in the area.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69120
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2022_dis_jisteixeira.pdfTEIXEIRA, J. I .S. Competências socioemocionais na formação do enfermeiro: representações de estudantes, docentes e enfermeiros assistenciais. 2022. 182 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Saúde da Família) Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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