Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69041
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFeitosa, Raphael Alves-
dc.contributor.authorLopes, Karine de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-10-31T16:35:59Z-
dc.date.available2022-10-31T16:35:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLOPES, Karine de Oliveira. Ser diferente é educacional: a educação especial nas experiências de estágio. 2018. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69041-
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze how special education inserts on the teacher train- ing stages based on experiences during the internship. Taking into account the definitions found in the history, literature, public policies existent regions and the autobiographical narra- tives collected. Aiming at a critical analysis in respect of the inclusion proposed by it. In this regard, the theoretical framework uses the Authors’ speech who analyzed the situation of in- clusion of special students in regular education. Likewise, autobiographical narratives were used, occasional facts that have happened since his childhood to university life. The analysis of these reports provided reflections on teaching life ahead. To base these reflections on what is expected in teaching, a narrative of the lived experience of an educator was analyzed, who is the supervisor of the internship on the high school, and have contact with daily special edu- cation.The narratives were obtained through a semi-structured interview.His narratives de- scribed his understanding regarding special education and inclusion and also reported on how his classes are taught and which evaluative methods are used for special students, as well as how he understands the needs of his students and how the school provides him with assistance in relation to them. It was concluded, after the analysis, that inclusive school utopia is still far from being a reality. However, the reality can be changed if there is willpower coming from the future educators and providing support, infrastructure and didactic material, so that the teaching and the special student have a full educational development.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectNarrativas autobiográficaspt_BR
dc.titleSer diferente é educacional: a educação especial nas experiências de estágiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo geral deste estudo consistiu em analisar como a educação especial se insere nas perspectivas de formação docente com base nas experiências vivenciadas durante o estágio. Levando em consideração as definições encontradas no histórico, na literatura, nas políticas públicas existentes e nas narrativas autobiográficas obtidas. Visando uma análise crítica a res- peito da inclusão proposta pela mesma. Para isso, a fundamentação teórica do trabalho utiliza a fala de autores que analisaram a situação da inclusão de alunos especiais no ensino regular. Da mesma forma, foram utilizadas narrativas autobiográficas, fatos pontuais que aconteceram desde sua infância até a vida universitária. A análise destes relatos propiciaram reflexões acer- ca da vida docente que a espera futuramente. Para embasar essas reflexões a respeito do que se espera lecionando, foi analisada a narrativa de experiência do vivido de um educador, su- pervisor do estágio no ensino médio, que convive com a educação especial diariamente. As narrativas foram obtidas por meio de uma entrevista semiestruturada. Suas narrativas descre- veram seu entendimento a respeito da educação especial e da inclusão, relataram como são ministradas suas aulas e quais seus métodos avaliativos para os alunos especiais. Além, de co- mo ele entende as necessidades dos seus alunos e como a escola lhe proporciona auxílio em relação aos mesmos. Concluiu-se, logo após as análises, que a utopia da escola inclusiva ain- da se encontra longe de ser uma realidade. No entanto, a realidade poderá ser mudada se hou- ver força de vontade dos futuros educadores e o fornecimento de apoio, infraestrutura e mate- rial didático, para que a docência e o aluno especial, tenham um desenvolvimento educacional pleno.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_kolopes.pdf741,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.