Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Arlete Aparecida-
dc.contributor.authorCarneiro, Maria Karolina Basílio-
dc.date.accessioned2022-10-27T21:37:53Z-
dc.date.available2022-10-27T21:37:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Maria Karolina Basílio. O ensino de botânica na educação básica sob a ótica dos professores de ciências e biologia. 2018. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69027-
dc.description.abstractThe Teaching of Botany, in general, is very theoretical and discouraging for students, as well as undervalued within the Teaching of Science and Biology. The teacher is the central figure in the teaching process showing the students the knowledge that accumulated in a nonproblematized and decontextualized form of the environment that surrounds them. In general, it is observed that students have faced difficulties in assimilating content in this area of knowledge. Often teachers do not have the mastery of teaching tools to create strategies other than traditional and exhausting theoretical classes without linking to the reality of students. Thus, the objective with this research was to understand how the teaching of Botany has been approached in the schools of basic education from the perspective of the teachers. For this, a questionnaire containing open and closed questions about Botany teaching and professional training was applied to science and biology teachers from public schools in the state of Ceará. The results showed that the teaching of botany has been approached in schools in a traditional, theoretical and expositive way, with no relation to practice. The difficulties most cited by teachers were the use of nomenclature and classification of plants, lack of interest on the part of the students, lack of structure and material for practices, lack of mastery and time to work the content. It is up to the teachers to change this paradigm, using materials and resources diversified in their classes, for example, and seeking greater training for the mastery of pedagogical methodologies needed in class.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleO ensino de botânica na educação básica sob a ótica dos professores de ciências e biologiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Ensino de Botânica, em geral, se mostra muito teórico e desestimulante para alunos além de subvalorizado dentro do Ensino de Ciências e Biologia. O professor é a figura central no processo de ensino mostrando aos alunos os conhecimentos que acumulou de forma nãoproblematizada e descontextualizada do ambiente que os cercam. De um modo geral, observase que os alunos têm enfrentado dificuldades na assimilação dos conteúdos nessa área do conhecimento. Muitas vezes os professores não possuem o domínio das ferramentas didáticas para criar estratégias diferentes das tradicionais e desgastantes aulas teóricas sem vínculo com a realidade dos alunos. Assim, o objetivo com essa pesquisa foi entender como o ensino de Botânica tem sido abordado nas escolas de ensino básico a partir da perspectiva dos professores. Para isso, foi aplicado um questionário contendo perguntas abertas e fechadas sobre o ensino de Botânica e formação profissional a professores de ciências e biologia de escolas públicas do estado do Ceará. Os resultados mostraram que o ensino de Botânica tem sido abordado nas escolas de forma tradicional, teórica e expositiva, sem nenhuma relação com a prática. As dificuldades mais citadas pelos professores foram o uso da nomenclatura e classificação de plantas, falta de interesse por parte dos alunos, falta de estrutura e material para práticas, falta de domínio e tempo para trabalhar o conteúdo. Desta forma, faz-se necessária a discussão sobre estratégias que permitam melhorar a qualidade do ensino de Botânica. Cabe aos professores a mudança desse paradigma, utilizando materiais e recursos diversificados em suas aulas, por exemplo, e buscando maior capacitação para o domínio de metodologias pedagógicas necessárias nas aulas.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_mkbcarneiro.pdf624,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.