Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69016
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sena, Renivaldo Sodré de | - |
dc.contributor.author | Santana, Venâncio Monteiro de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-27T17:49:53Z | - |
dc.date.available | 2022-10-27T17:49:53Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Venâncio Monteiro de. As novas tecnologias da informação no processo de transposição didática no ensino da matemática. 2020. 47 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69016 | - |
dc.description.abstract | The present research work seeks to reflect on the impacts and the role of new information technologies (ITs) in the conception, planning and teaching of Mathematics. In a social context marked by major changes arising from the influences of these technologies on the pedagogical processes, managers and teachers have the great challenge of appropriating critically and consciously these new tools and, in line with the assumptions contained in the School's Pedagogical Political Project and in the learning objectives outlined in educational planning, outline strategies for a positive and effective use of such technological resources. This teaching performance has the challenge of overcoming the dichotomy identified among teachers, marked by a posture of euphoric acceptance, however little reflected and conscious of ITs, opposed to the denial of the effectiveness of these tools in education. The work presents the undeniable variety and value of information technologies, as facilitators of the complex didactic transposition process in the teaching of Mathematics. These technological instruments are driving dynamics of creative, playful approaches and promoting critical sense, because, if well used, they have the ability to overcome the traditional mechanical and repetitive approach to mathematical content, fostering the investigative sense, the scientific spirit and the protagonism of students. students. Given the immense range of educational software in the field of Mathematics available on the market and the impossibility of addressing a large number of them, we selected to approach, depending on the objectives of this work, the following applications: Jamboard, WinGeom, Winplot, in addition to the EDUMATEC website, built by the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), due to its great pedagogical relevance and use by teachers. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | As novas tecnologias da informação no processo de transposição didática no ensino da matemática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho de pesquisa procura refletir sobre os impactos e o papel das novas tecnologias da informação (TIs) na concepção, planejamento e ensino de Matemática. Em um contexto social assinalado por grandes transformações advindas das influências dessas tecnologias sobre os processos pedagógicos, os gestores e professores têm o grande desafio de se apropriarem crítica e conscientemente destas novas ferramentas e, em consonância com os pressupostos contidos no Projeto Político Pedagógico da escola e nos objetivos de aprendizagem delimitados no planejamento educacional, traçar estratégias para uma utilização positiva e efetiva de tais recursos tecnológicos. Esta atuação docente tem o desafio de superar a dicotomia identificada entre os professores, marcada por uma postura de aceitação eufórica, porém pouco refletida e consciente das TIs, contraposta à negação da eficácia destas ferramentas na educação. O trabalho apresenta a inegável variedade e valor das tecnologias da informação, enquanto facilitadoras do complexo processo de transposição didática no ensino de Matemática. Estes instrumentos tecnológicos são dinamizadores de abordagens didáticas criativas, lúdicas e promotoras do senso crítico, pois, se bem utilizadas, têm a capacidade de superar a tradicional abordagem mecânica e repetitiva dos conteúdos matemáticos, fomentando o senso investigativo, o espírito científico e o protagonismo dos estudantes. Dada a imensa gama de softwares educativos no campo da Matemática disponíveis no mercado e da inviabilidade de abordar uma grande quantidade deles, selecionamos para abordagem, em função dos objetivos deste trabalho, os seguintes aplicativos: Jamboard, WinGeom, Winplot, além do site EDUMATEC, construído pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em virtude da sua grande relevância pedagógica e utilização por parte dos docentes. | pt_BR |
dc.title.en | The new information technologies in the process of didactic transposition in the teaching of mathematics | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_vmsantana.pdf | 527,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.