Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, Erika Freitas-
dc.contributor.authorBeserra, Elizabete Lino Cassiano-
dc.date.accessioned2022-10-27T16:37:34Z-
dc.date.available2022-10-27T16:37:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBESERRA, Elizabete Lino Cassiano. Estágios supervisionados em escolas públicas: narrativas e Impressões de uma docente em formação. 2018. 127 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69013-
dc.description.abstractNarrative research is a way of understanding the human experience by analyzing lived and told stories, while reliving and recounting those stories. The aim of the present work was to perform a (self) biographical narrative of the activities developed in the classroom during Supervised Internships in public schools in Fortaleza. The Supervised Internships of Elementary Education I and II (SIEE I and II) of Science teaching were carried out in the years 2015.2 (SIEE I) and 2016.1 (SIEE II), in a Municipal School of Elementary and Secondary Education of the Secretariat Regional Executive III (SER III). The Supervised Internships oh High School I and II (SIHS and II) of Biology teaching were carried out in 2016.2 (SIHS I) and 2017.1 (SIHS II), in a State School of Primary and Secondary Education, belonging to the 4th Region of the Superintendency of the State Schools of Fortaleza (SEFOR), of the Basic Education Secretariat. The methodology used was autobiographical narrative, bibliographical researches in books, monographs, articles and specialized websites to verify facts or situations of a daily teaching and to investigate alternatives for situations that could be modified in the praxis of the professor of Biology. The importance of this narrative is due to the fact that the author had in the stages her first and only contacts with the school to date acting as a teacher, thus raising the question of whether the stages made possible a good training as a teacher. In this sense, we tried to compare the theory learned during the course and practice in the classroom; as well as to present a vision about the importance of the supervised internship for teacher education in Biology Teaching. It was concluded that the internships provided a rich opportunity for improvement and practical application of theoretical knowledge. It was at the stage that I realized that the theory is in motion, given the need to adapt knowledge to the practical situations of the various factors that involve the school environment, namely: school, students, teachers, didactic resources among others. The confrontation of academic reality with school reality made the stage even more interesting and enriching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleEstágios supervisionados em escolas públicas: narrativas e Impressões de uma docente em formaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa narrativa é uma maneira de compreender a experiência humana por meio da análise de histórias vividas e contadas, ao mesmo tempo em que se revive e se recontam essas histórias. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma narrativa (auto) biográfica as atividades desenvolvidas em sala de aula durante os Estágios Supervisionados em escolas públicas de Fortaleza. Os Estágios Supervisionados do Ensino Fundamental I e II (ESEF I e II) do ensino de Ciências foram realizados nos anos de 2015.2 (ESEF I) e 2016.1 (ESEF II), em uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) da Secretaria Executiva Regional III (SER III). Os Estágios Supervisionados do Ensino Médio I e II (ESEM I e II) do ensino de Biologia foram realizados nos anos de 2016.2 (ESEM I) e 2017.1 (ESEM II), em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, pertencente à 4ª Região da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR), da Secretaria da Educação Básica. A metodologia usada foi a narrativa autobiográfica, pesquisas bibliográficas em livros, monografia, artigos e sites especializados para verificar fatos ou situações de um cotidiano docente e investigar alternativas para situações que poderiam ser modificadas nas práxis do docente de Biologia. A importância dessa narrativa dá-se pelo fato da autora ter tido nos estágios seus primeiros e únicos contatos com a escola até o momento atuando como docente, surgindo assim os questionamentos sobre se os estágios possibilitavam uma boa formação como docente. Nesse sentido, procurou-se ainda comparar a teoria aprendida durante o curso e a prática em sala de aula; bem como apresentar uma visão sobre a importância do estágio supervisionado para a formação do docente no Ensino da Biologia. Concluiu-se que os estágios proporcionaram uma rica oportunidade de aprimoramento e aplicação prática dos conhecimentos teóricos. Foi no estágio que percebi que a teoria se encontra em movimento, face à necessidade de adequação dos conhecimentos às situações práticas dos diversos fatores que envolvem o ambiente escolar, a saber: a escola, os alunos, os professores, os recursos didáticos dentre outros. O confronto da realidade acadêmica com a realidade escolar tornou o estágio ainda mais interessante e enriquecedor.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_elcbeserra.pdf712,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.