Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69007
Type: | Dissertação |
Title: | Estudo avaliativo sobre planejamento, execução e controle de projetos de pesquisa em instituição de ensino superior pública |
Authors: | Danzer, Valter Gustavo |
Advisor: | Lima, Alberto Sampaio |
Co-advisor: | Zanin, Rodrigo Bruno |
Keywords: | Gestão de Projetos;Projetos de pesquisa;Ensino Superior;Métodos Ágeis;Project management;Research Project;Higher education;Agile methods |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | DANZER, Valter Gustavo. Estudo avaliativo sobre planejamento, execução e controle de projetos de pesquisa em instituição de ensino superior pública. Orientador: Alberto Sampaio Lima. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo desta pesquisa consiste em realizar uma avaliação sobre as formas e os métodos em que são planejados, executados e controlados os projetos de pesquisa em uma Instituição de Ensino Superior (IES), qual seja: Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em que existem várias iniciativas que têm demandado abordagens diferenciadas em seu processo de gerenciamento. A produção científica, em pesquisas realizadas por Instituições de Ensino Superior, exige projetos que tenham uma metodologia integradora, interdisciplinar, alinhada aos objetivos institucionais e que possuam flexibilidade em seu planejamento, considerando o caminho a ser percorrido para o resultado pretendido. Nas referências teóricas são identificadas que as metodologias existentes têm suas formas direcionadas a grupos específicos de produção de produtos e/ou processos. Para o processo de alinhamento das ações necessárias ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, foi necessário desenhar uma forma de abordar a magnitude do problema a ser diagnosticado e as maneiras de enfrentá-lo. A pesquisa pode ser classificada enquanto descritiva, considerando que ela busca o maior número de informações possível de um grupo específico, adicionando informações extras pela sua interpretação, bem como tem forma de abordagem quantitativa, considerando que é caracterizada pela coleta de dados por meio de instrumento específico. Por meio de um questionário, foram consultados docentes integrantes dos Programas de Pós-Graduação (PPG), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com notória produção nas atividades de pesquisa na instituição. Pela análise dos dados coletados, foram identificadas as experiências dos respondentes e as deficiências apontadas no processo de gestão de projetos de pesquisa na/da instituição. A pesquisa aponta que 42% dos respondentes afirmaram que ‘nunca’ ou ‘raramente’ são cobrados métodos de planejamento, execução e controle de resultados em projetos de pesquisa. Com esses resultados é possível identificar a carência quanto à difusão de métodos e/ou padrões para o corpo de docentes pesquisadores de uma Instituição de Ensino Superior. Identifica-se, também, que 75% dos respondentes não se sentem totalmente amparados por ferramentas tecnológicas que os apoiem na governança de projetos de pesquisa. A partir dos resultados desta pesquisa acadêmico-científica, obteve-se o estudo comparado e a apresentação de uma proposta de metodologia ágil envolvendo os métodos Objectives and Key Results (OKR), Scrum, Kanban e Project Management Body Of Knowledge (PMBOK), direcionados a projetos de pesquisa em Instituições de Ensino Superior. Por fim, para contribuições futuras, tem-se a possibilidade de aplicabilidade da metodologia proposta em projetos de pesquisa e a construção de indicadores de sua viabilidade de execução. |
Abstract: | The objective of this research consists in conducting an assessment of the ways and methods in which research projects are planned, executed and controlled in a Higher Education Institution (HEI), namely: Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), in which there are several initiatives that have demanded differentiated approaches in their management process. Scientific production, in studies carried out by Higher Education Institutions, demands projects that have an integrative, interdisciplinary methodology, aligned with the institutional objectives and that have flexibility in their planning, considering the path to be followed for the intended result. In the theoretical references it is identified that the existing methodologies have their forms directed to specific groups of product and/or process production. For the process of aligning the actions necessary for the development of research projects, it was necessary to design a way to approach the magnitude of the problem to be diagnosed and the ways to face it. The research can be classified as escriptive, considering that it seeks as much information as possible from a specific group, adding extra information by its interpretation, and has a quantitative approach, considering that it is characterized by data collection through a specific instrument. By means of a questionnaire, professors who are members of the Post-Graduation programs (PPG) of the Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), with notorious production in research activities at the institution, were consulted. By the analysis of the collected data, the experiences of the respondents and the deficiencies pointed out in the management process of research projects in the institution were identified. The research points out that 42% of the respondents stated that they are 'never' or 'rarely' charged with methods of planning, execution and control of results in research projects. With these results it is possible to identify the lack of diffusion of methods and/or standards for the research faculty of a Higher Education Institution. We also identify that 75% of the respondents do not feel fully supported by technological tools that support them in the governance of research projects. From the results of this academic-scientific research, we obtained a comparative study and the presentation of a proposal for an agile methodology involving the methods Objectives and Key Results (OKR), Scrum, Kanban and Project Management Body of Knowledge (PMBOK), directed to research projects in Higher Education Institutions. Finally, for future contributions, there is the possibility of applicability of the proposed methodology in research projects and the construction of indicators of its execution viability. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69007 |
Appears in Collections: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_vgdanzer.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.