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Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação de intervenções em interseção do tipo rotatória usando o simulador integration
Autor(es): Bessa Júnior, José Elievam
Oliveira Neto, Francisco Moraes de
Paula, Francisco Suliano Mesquita
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palavras-chave: Engenharia de transportes
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes
Citação: LOUREIRO, C. F. G. et al. Avaliação de intervenções em interseção do tipo rotatória usando o simulador integration. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20., 2006, Brasília. Anais... Brasília, 2006. p. 1-9.
Resumo: A implantação de uma grande rotatória em Fortaleza, no encontro entre uma rodovia (BR-116), duas vias arteriais urbanas (Av. Aguanambi e Av. Eduardo Girão) e duas vias locais, com um total de seis aproximações, tem causado conflitos graves de entrelaçamento, resultando em acidentes e elevados níveis de atraso. Portanto, este trabalho teve como objetivo avaliar alternativas de intervenções físicas e operacionais para resolver os problemas de conflitos na rotatória com o uso do simulador de tráfego INTEGRATION. Foram avaliadas duas alternativas de intervenção envolvendo a implantação de semáforos ou a construção de um viaduto para escoar o principal fluxo veicular da rotatória. A operação semaforizada da rotatória foi também testada por meio de simulações em campo, possibilitando a validação dos resultados obtidos com a simulação computacional.
Abstract: The implementation of a large roundabout in Fortaleza, in the intersection of a highway (BR-116), two arterial streets (Av. Aguanambi e Av. Eduardo Girão) and two local streets, in a total of six approaches, has caused serious weaving conflicts, resulting in accidents and high delay levels. Therefore, this work had as its main objective to evaluate physical and operational alternatives to solve the roundabout’s conflicting problems with the use of INTEGRATION traffic simulator. Two alternatives were evaluated considering the installation of traffic signals and the construction of a two-level interchange to get the main vehicular flow out of the roundabout. The signalized operation within the roundabout was also tested through field simulation, allowing the validation of the results of the computational simulation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68939
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