Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68917
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Uso de big data para compreensão do fenômeno do transporte urbano de cargas: uma análise da geração de entregas |
Authors: | Brandão Filho, Carlos Alberto Alves, Felipe Macena Bertoncini, Bruno Vieira |
Keywords: | Transporte urbano de mercadorias;Geração de entregas;Notas fiscais;Dados secundários;Big data |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Congresso Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes |
Citation: | BRANDÃO FILHO, C. A.; ALVES, F. M.; BERTONCINI, B. V. Uso de big data para compreensão do fenômeno do transporte urbano de cargas: uma análise da geração de entregas. In: CONGRESSO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 32., 2018, Gramado. Anais... Gramado, 2018. p. 2455-2466. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo deste trabalho é analisar o fenômeno do transporte urbano de cargas sob a ótica da geração de entregas urbanas de cargas, tendo como base o uso de dados secundários, organizados em um big data obtido a partir de dados de documentos fiscais. Pesquisadores têm uma compreensão limitada dos fluxos urbanos de mercadorias, devido à escassez de dados detalhados de tais taxas. Neste texto, um big data obtido a partir de documentos fiscais, fonte secundária de informação e fortemente relacionada com consumo de mercadorias, apresenta-se como uma fonte relevante de dados para a compreensão do fenômeno. Contudo, foi preciso selecionar os dados que pudessem auxiliar nessa compreensão sem violar o sigilo fiscal das empresas. Diante dos dados obtidos, foram analisadas as características da geração de entregas de cargas ao longo do tempo quanto à distribuição espacial por região e atividade econômica. Observou-se uma tendência de descentralização da geração de entregas de mercadorias, além da constatação que estabelecimentos menores, porém aglutinados, impactam mais na atração de entregas do que grandes estabelecimentos juntos. |
Abstract: | This work propose analyses the phenomenon of urban freight transport from the perspective of the freight generation deliveries, based on the use of secondary data, organized in a big data obtained from data of fiscal documents. Researchers have limited knowledge about the urban freight transport, because freight transport information are scarce. In this paper, fiscal documents big data as a source of information to freight transport comprehension is available. However, it was necessary to select the data contained in the fiscal documents that could assist in obtaining production and trip attraction without violating the company's fiscal confidentiality. Considering the data obtained, it was analyzed the features of the generation of trips for freight transport over time as for spatial distribution by region and economic activity. There was a trend towards a decentralization of the generation of goods deliveries, in addition to the fact that smaller, but agglutinated establishments have a greater participation in the attraction of deliveries than large establishments together. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68917 |
Appears in Collections: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_bvbertoncini.pdf | 4,51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.