Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorSilva, Henrique Nogueira-
dc.contributor.authorCarvalho, Luís Eduardo Ximenes-
dc.date.accessioned2022-10-19T18:13:09Z-
dc.date.available2022-10-19T18:13:09Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationLOUREIRO, C. F. G.; SILVA, H. N; CARVALHO, L. E. X. Metodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipais. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20., 2006, Brasília. Anais... Brasília, 2006. p. 1-13.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68913-
dc.description.abstractSimple and multiple linear regression models have been largely used in transportation planning studies, specially aiming at forecasting demand during the trip generation stage. However, when there is spatial autocorrelation for the dependent variable, or even for the explicative variables, the analysis of transportation phenomenon requires the consideration of the spatial attribute. This paper has, therefore, the objective of describing a methodology for calibrating geographically weighted linear regression models, presenting as a sample application the analysis of radial trip generation in the intercity public transit system of the State of Ceara.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso de Pesquisa e Ensino em Transportespt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.titleMetodologia de análise de regressão geograficamente ponderada aplicada ao fenômeno das viagens intermunicipaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs modelos de regressão linear simples e múltipla têm sido largamente utilizados em estudos de planejamento de transportes, especialmente visando à previsão da demanda na etapa de geração de viagens. Contudo, quando existe autocorrelação espacial da variável dependente, ou mesmo das variáveis explicativas, a análise dos fenômenos de transporte demanda a incorporação do atributo espacial. Este artigo tem, portanto, o objetivo de descrever uma metodologia de calibração de modelos de regressão linear geograficamente ponderada, tendo como exemplo de aplicação a análise da geração de viagens radiais no sistema de transporte rodoviário intermunicipal do Estado do Ceará.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_eve_cfgloureiro.pdf497,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.