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Tipo: Artigo de Evento
Título: Progressão em tempo real versus tempo fixo por banda de passagem em períodos de baixa demanda–estudo de caso
Autor(es): Paiva Neto, Paulo Marinho de
Castro Neto, Manoel Mendonça de
Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palavras-chave: Engenharia de transportes
Data do documento: 2003
Instituição/Editor/Publicador: Congresso de Pesquisa e Ensino em Tranportes
Citação: PAIVA NETO, P. M.; CASTRO NETO, M. M.; LOUREIRO, C. F. G. Progressão em tempo real versus tempo fixo por banda de passagem em períodos de baixa demanda–estudo de caso. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 17., 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2003. p. 1-8.
Resumo: Esta comunicação técnica tem como objetivo avaliar a eficácia da implantação da progressão de tempo fixo por maximização da banda de passagem nos corredores arteriais de Fortaleza, em períodos de baixa demanda de tráfego. A análise, baseada em um estudo de caso, consistiu da comparação entre a eficiência desse tipo de progressão e àquela proporcionada pelo sistema de controle adaptativo SCOOT, utilizado pelo Sistema Centralizado de Controle do Tráfego de Fortaleza – CTAFOR, adotando como medidas de desempenho valores de atraso veicular e qualidade da progressão, simulados pelo próprio sistema. Os resultados obtidos por meio das análises de inferência estatística confirmaram as expectativas iniciais de que, em períodos de baixa demanda, a progressão de tempo fixo por banda de passagem reduz atrasos e número de paradas nos links do corredor, beneficiando também as vias transversais.
Abstract: The purpose of this paper is to evaluate the effectiveness of implementing maximum-band fixed-time signal progression along Fortaleza’s arterial corridors, during low traffic demand periods. The analysis, based on a case study, consisted of comparing the fixed-time strategy to the signal progression obtained with the adaptive control system SCOOT, used at Fortaleza’s Urban Traffic Control System – CTAFOR, taking as performance measures values of vehicle delay and progression quality, simulated by SCOOT. The results of the inferential statistical analyses confirmed the initial expectations that, during low demand periods, the maximum-band fixed-time signal progression reduces vehicle delay and stops at the corridor’s links, also bringing benefits to the approaches of the crossing streets.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68912
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