Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68893
Tipo: TCC
Título: A gestão da qualidade em bibliotecas universitárias: um estudo do caso da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Lima, Juliana de Sousa
Orientador: Guerra, Maria Aurea Montenegro Albuquerque
Palavras-chave: Gestão da Qualidade;Biblioteca Universitária;Biblioteca de Ciências Humanas (BCH/UFC)
Data do documento: 2022
Citação: LIMA, Juliana de Sousa. A gestão da qualidade em bibliotecas universitárias: um estudo de caso da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará. Orientadora: Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: A Biblioteca Universitária vem mudando ao longo do tempo, adaptando-se às tecnologias modernas e às necessidades do seu público e, consequentemente, demanda processos gerenciais mais complexos e atenciosos. A Gestão da Qualidade (GQ) entra como possibilidade de um modelo de gestão para auxiliar essas unidades de informação a buscar a melhoria contínua. Nesse sentido, nesta pesquisa é efetuado um estudo de caso na Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o objetivo de identificar a relevância da aplicação de modelos da Gestão da Qualidade em Bibliotecas Universitárias (BUs), buscando identificar aspectos dessa gestão na realidade da unidade em questão. São expostos, durante os capítulos, um referencial teórico que embasa a Gestão da Qualidade, a Biblioteca Universitária e a junção de ambas, além de apresentar três modelos de Gestão da Qualidade encontrados na literatura e quatro Ferramentas da Qualidade, bem como são explicados os Instrumentos de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) como possibilidade de contribuição para a qualidade nas bibliotecas. Para a consecução da pesquisa, utilizou-se um levantamento bibliográfico e um estudo de caso, sendo a entrevista o instrumento utilizado para coleta de dados. Para os resultados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Um dos resultados obtidos da pesquisa compreende os Instrumentos de Avaliação do MEC e questões relacionadas à acessibilidade e a inclusão como contribuintes da qualidade dentro das organizações. Concluise apresentando um Modelo de Gestão da Qualidade em Bibliotecas Universitárias, desenvolvido na pesquisa com o intuito de ser implementado na BCH e em outras BUs que considerem as diretrizes condizentes com sua realidade.
Abstract: The Academic Library has been changed over time, by adapting to modern technologies and to the needs of its public and, consequently, demands more complex and attentive management processes. Quality Management comes in as a management model to help these information units to seek continuous improvements. Therefore, this research conducts a case study on the Human Sciences Library (BCH) of the Federal University of Ceará (UFC), with the objective of identifying the relevance of the application of Quality Management models in Academic Libraries, seeking to identify aspects of this management in the reality of the specific unit. During the chapters, the theoretical reference exposes the Quality Management, the Academic Library, and the junction of both. Besides, it presents three models of Quality Management found in the literature and four Quality Tools, as well as the Assessments Instruments of the Ministry of Education (MEC) as a possibility of contributing to the quality in libraries. For the accomplishment of the research a bibliographical survey and a case study were conducted, and the interview consisting as the instrument used for data collection. The results were built on Bardin's content analysis. One of the results obtained from the research comprises the MEC Assessments Instruments and aspects related to accessibility and inclusion as contributors to quality within organizations. The reasearch is concluded by presenting a Quality Management Model in Academic Libraries as a suggestion of a Quality Management model to be implemented in BCH or other Academic Libraries that consider the guidelines befitting with their current reality.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68893
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_jslima.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.