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dc.contributor.advisorCavalcante, Lidia Eugênia-
dc.contributor.authorChaves, Italo Teixeira-
dc.date.accessioned2022-10-18T19:58:07Z-
dc.date.available2022-10-18T19:58:07Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCHAVES, Italo Teixeira. Museus virtuais como recursos pedagógicos e de mediação da informação na escola. Orientadora: Lidia Eugênia Cavalcante. 2022. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em biblioteconomia) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68891-
dc.description.abstractThis research intends to study around the use and mediation of information through virtual museums, approaching this virtual information environment as an innovative pedagogical resource for school environments. Thus, it aims to analyze how virtual museums, as a pedagogical and information mediation tool, can contribute to the teaching-learning process for elementary and high school students. For this, it uses the Era Virtual website as its analyzed environment, where there are several exhibitions and virtual museums available for free and free visits. Methodologically, it is based on an exploratory research, seeking to know the details and nuances of the analyzed site, as well as possible contributions to the subjects of the school curriculum. From this, based on action research, a workshop is applied with the participants of the International Pedagogy Forum on information mediation with virtual museums, approaching virtual museums as a pedagogical resource. As a result, it is noted that teachers are familiar with virtual museums and consider them important for the teaching and learning of students, however, they still do not use them in their pedagogical practices. One of the possible factors to justify this answer would be the lack of structure of laboratories and libraries with adequate equipment and professionals, such as librarians, at the school. It concludes that there is still a long way to go to raise public awareness of the importance of digital and virtual information environments, such as digital libraries and virtual museums, for educational or even entertainment purposes. Finally, it is necessary that information professionals, such as librarians, archivists and museologists, reflect and lead actions of mediation and appropriation of information and knowledge of these new informational environments that are being developed from the evolution of information and communication technologies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectMuseus virtuaispt_BR
dc.titleMuseus virtuais como recursos pedagógicos e de mediação da informação na escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tenciona estudos no entorno do uso e mediação da informação por meio de museus virtuais, abordando este ambiente de informação virtual como um recurso pedagógico inovador para os ambientes escolares. Desse modo, objetiva analisar de que maneira os museus virtuais, enquanto ferramenta pedagógica e de mediação da informação, podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Para isso, toma como ambiente analisado o site Era Virtual, onde existem diversas exposições e museus virtuais disponíveis para visitação livre e gratuita. Metodologicamente se embasa em uma pesquisa exploratória, buscando conhecer os detalhes e nuances do site analisado bem como possíveis contribuições às disciplinas do currículo escolar. A partir disso, com base na pesquisa-ação, aplica-se uma oficina com os participantes do Fórum Internacional de Pedagogia sobre mediação da informação com museus virtuais, abordando os museus virtuais como recurso pedagógico. Como resultado, nota-se que os professores conhecem os museus virtuais e consideram importantes para o ensino e aprendizado dos alunos, entretanto, ainda não usam os mesmos em suas práticas pedagógicas. Um dos fatores possíveis para justificar essa resposta seria a falta de estrutura de laboratórios e bibliotecas com equipamentos adequados e de profissionais, tais como bibliotecário, na escola. Conclui que ainda há um longo percurso para sensibilização do público sobre a importância dos ambientes de informação digital e virtual, tais como bibliotecas digitais e museus virtuais, para fins pedagógicos ou mesmo de entretenimento. Por fim, é preciso que os profissionais da informação, como bibliotecários, arquivistas e museólogos reflitam e protagonizem ações de mediação e apropriação da informação e do conhecimento desses novos ambientes informacionais que estão sendo desenvolvidos a partir da evolução das tecnologias de informação e comunicação.pt_BR
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