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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Bruno Chaves Correia-
dc.contributor.authorFerreira, Anna Leticya Severiano-
dc.date.accessioned2022-10-17T14:10:14Z-
dc.date.available2022-10-17T14:10:14Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFERREIRA, Anna Leticya Severiano. Percepção de suporte organizacional e sua relação com satisfação e desempenho de freelancers docentes. 2021. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68850-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the level of prediction that perceived organizational support has on the satisfaction and performance of freelancers teaching in a private elementary and high school education company. The method regarding its approach was inferential, quantitative, documentary and survey. For data collection, aiming to adapt to the context of service providers, the Organizational Support Perception Scale (EST) by Eisenberger et al. (1986) and the Siqueira Job Satisfaction Scale (2008). Regarding performance measurement, data developed by the company itself from the nature of the work performed were used. The results analyzed from the responses of 91 professors showed that there is a high level of perception of organizational support, showing the perception of availability by the organization regarding help when they need help to solve problems. Significant levels of satisfaction (remuneration and nature of work) and teaching performance were also found. By associating perception of organizational support with job satisfaction, significant and moderate to high relationships were noted, allowing us to understand through simple regression that organizational support in this context is a predictor of satisfaction. However, neither organizational support nor satisfaction showed a significant relationship with performance. Finally, according to the association between satisfaction and e-NPS (Employee Net Promoter Score), the results indicated that the greater the freelancers' satisfaction, the greater their propensity to recommend the education company to close people.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectTrabalhadores autônomospt_BR
dc.subjectEnsino Privadopt_BR
dc.subjectDesempenho Docentept_BR
dc.subjectEnsino Fundamental e Médiopt_BR
dc.titlePercepção de suporte organizacional e sua relação com satisfação e desempenho de freelancers docentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo teve como objetivo analisar o nível de predição que o suporte organizacional percebido tem com a satisfação e o desempenho de freelancers docentes em uma empresa de educação privada do ensino fundamental e médio. O método quanto à sua abordagem foi inferencial, quantitativo, documental e survey. Para a coleta de dados, visando adequar ao contexto de prestadores de serviços, foram adaptadas a Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EST) de Eisenberger et al. (1986) e a Escala de Satisfação no Trabalho de Siqueira (2008). Em relação a medição do desempenho, foram utilizados dados desenvolvidos pela própria empresa a partir da natureza do trabalho executado. Os resultados analisados a partir das respostas de 91 docentes demonstraram que há um alto nível de percepção de suporte organizacional, evidenciando a percepção de disponibilidade por parte da organização referente a auxílios quando precisam de ajuda para resolver problemas. Foram encontrados também níveis significativos de satisfação (remuneração e natureza do trabalho) e de desempenho docente. Ao associar percepção de suporte organizacional com satisfação no trabalho, foi notada relações significativas e moderadas a elevadas, permitindo compreender através da regressão simples que o suporte organizacional neste contexto é um preditor de satisfação. Contudo, nem suporte organizacional, nem satisfação apresentaram relação significativa com desempenho. Por fim, de acordo com a associação entre satisfação e e-NPS (Employee Net Promoter Score), os resultados indicaram que quanto maior a satisfação dos freelancers, maior a propensão de eles indicarem a empresa de educação para pessoas próximas.pt_BR
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