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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68824
Tipo: | Dissertação |
Título : | A contribuição do ensino de sociologia para o debate étnico- racial na escola: Projeto Africanidades na Escola Estadual João de Abreu na cidade de Baraúna, RN |
Título en inglés: | He contribution of sociology teaching to the ethnic-racial debate at school: Africanities Project at João de Abreu State School in the city of Baraúna, RN |
Autor : | Chikush, Yuki Meneses |
Tutor: | Lima, Celina Amália Ramalho Galvão |
Palabras clave : | Sociologia;Ensino-aprendizagem;Étnico-racial |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | CHIKUSH, Yuki Meneses. A contribuição do ensino de sociologia para o debate étnico- racial na escola: Projeto Africanidades na Escola Estadual João de Abreu na cidade de Baraúna, RN. Orientadora: Celina Amália Ramalho Galvão Lima. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federaldo Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | O Projeto Africanidades, desenvolvido por mim, enquanto professora de Sociologia, pretendeu propor uma discussão sobre como o ensino da Sociologia pode contribuir para promover uma educação antirracista no ambiente escolar. Para isso, foi realizada uma intervenção pedagógica tendo como base, o conhecimento, as ferramentas sociológicas e o entendimento histórico sobre as relações raciais. O objetivo é usar o conhecimento teórico-prático das Ciências Sociais como estratégia facilitadora do processo ensino-aprendizagem, incentivando os alunos a conhecer a Sociologia a partir da pesquisa científica, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento de um pensamento crítico e analítico de forma que estes alunos sejam capazes de desenvolver a compreensão dos mais diversos problemas sociais. A intervenção foi realizada na Escola Estadual João de Abreu na cidade de Baraúna/RN, no período de 02 de novembro de 2020 a 20 de novembro do mesmo ano. Essa escola foi escolhida para a realização do projeto porque é onde desenvolvo minhas atividades como docente de Sociologia. É uma escola situada na zona urbana, com cerca de 1.085 alunos e a disciplina de Sociologia é ministrada nos três turnos nas três séries do ensino médio. O interesse pelo tema surge durante a Semana Pedagógica da escola no ano de 2019, quando foi proposto aos professores da Área de Humanas construir um projeto para o dia da Consciência Negra. Dessa forma, comecei a refletir como a Sociologia poderia ser uma ferramenta importante para promover as discussões étnico-raciais no ambiente escolar e ajudar na conscientização de alunos, professores e gestão da escola. Por isso, no ano de 2019, dediquei as aulas de Sociologia do terceiro e quarto bimestre para trabalhar conceitos sociológicos e temas relacionados ao racismo e injustiças sociais sofridas pela população negra. Por tanto, essa experiência me instigou a repensar novas estratégias pedagógicas para trabalhar os temas étnico-raciais nas aulas de Sociologia no ano de 2020. No decorrer do presente trabalho, apresentei algumas análises e o relato do desenvolvimento da aplicação do Projeto. Ao final da experiência, relato a importância do projeto e as reflexões que suscitou para a necessidade de mobilizar os docentes, alunos e gestão da instituição para a apropriação de diferentes estratégias de combate ao preconceito racial e a discriminação no âmbito escolar. |
Abstract: | The Africanidades Project developed by me, as a Sociology teacher, intended to propose a discussion on the teaching of Sociology can contribute to promoting an anti-racist education in the school environment. For this, a pedagogical intervention was carried out based on knowledge, sociological tools and historical understanding of racial relations. The objective is to use the theoretical-practical knowledge of the Social Sciences as a facilitating strategy of the teaching-learning process, encouraging students to know Sociology from scientific research, while stimulating the development of critical and analytical thinking so that these students are able to develop the understanding of the most diverse social problems. The intervention was carried out at the João de Abreu State School in the city of Baraúna/RN, from November 2, 2020 to November 20 of the same year. This school was chosen to carry out the project, because it is where I develop my activities as a teacher of Sociology. It is a school located in the urban area, with about 1085 students and the subject of Sociology is taught in the three shifts and in the three grades of high school. The interest in the theme arises during the Pedagogical Week of the school in 2019, when it was proposed to the teachers of the Humanities Area to build a project for the day of Black Consciousness. In this way, I began to reflect on how Sociology could be an important tool to promote ethnic-racial discussions in the school environment and help raise awareness among students, teachers and school management. Therefore, in 2019, I dedicated the Sociology classes of the third and fourth bimesters to work on sociological concepts and themes related to racism and social injustices suffered by the black population. For that reason, this experience instigated me to rethink new pedagogical strategies to work on ethnic-racial themes in Sociology classes in the year 2020. In the course of this work, I presented some analyses and the report of the development of the application on the Project. At the end of the experience, I report on the importance of the project and the reflections it aroused on the need to mobilize teachers, students and management of the institution for the appropriation of different strategies to combat racial prejudice and discrimination in the school environment. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68824 |
Aparece en las colecciones: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
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