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Tipo: TCC
Título: Análise do conhecimento dos visitantes de um Parque Urbano sobre a vida selvagem nativa: seu perfil influencia neste entendimento?
Título em inglês: Knowledge of an urban park visitors about the native wildlife: their profile could influence this understanding?
Autor(es): Guilhon, Bruno Ferreira
Orientador: Nojosa, Diva Maria Borges
Coorientador: Rodrigues, João Fabrício Mota
Palavras-chave: Etnozoologia;Educação ambiental;Unidades de conservação;Parque Estadual do Cocó;Espécies exóticas invasoras
Data do documento: 2018
Citação: GUILHON, Bruno Ferreira. Knowledge of an urban park visitors about the native wildlife: their profile could influence this understanding? 2018. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: A etnozoologia é uma área de estudo bastante importante para ajudar a compreender melhor as interações e o conhecimento das comunidades humanas em relação aos demais animais. Esse conhecimento pode variar devido a questões culturais da região, bem como também por características sociais do indivíduo, como: idade, grau de escolaridade e frequência de visitação a regiões verdes. Por meio de estudos com essas comunidades pode-se obter informações sobre a fauna, relevantes à conservação. O Parque do Cocó configura-se como uma unidade de conservação do tipo Parque Estadual, localizado no município de Fortaleza–CE, possuindo uma rica fauna nativa e diversos problemas ambientais associadas, como os gatos domésticos presentes no local. O presente estudo objetivou avaliar se o conhecimento acerca desta problemática e sobre a diversidade faunística do Cocó variava em relação ao perfil dos visitantes. Os dados foram coletados entre os meses de setembro e outubro de 2018 usando um questionário estruturado e aplicado com 126 visitantes do Parque. Foi observado que os visitantes conhecem relativamente pouco sobre a fauna do Parque Estadual do Cocó e também costumam encontrar poucos animais durantes as atividades realizadas no local. Não foram encontradas relações entre o conhecimento com a idade e frequência de visitação, além de que o grau de escolaridade também não influenciou o correto reconhecimento dos gatos como um problema ambiental do Parque. Possivelmente, alternativas mais diretas de informar os visitantes sobre a fauna que compõem o Parque possam trazer resultados mais positivos que apenas os avistamentos realizados por eles. Além disso, atividades de educação ambiental podem aumentar o conhecimento sobre o impacto causado pelos gatos abandonados no Parque, atuando assim também na conservação das espécies nativas.
Abstract: Ethnozoology is a very important area of study that could help better understand the interactions and knowledge of human communities in relation to other animals. This knowledge may vary due to cultural issues in the region, as well as social characteristics of the individual, such as: age, educational level and frequency of visits to green areas. Through studies with these communities can obtain information on the fauna, relevant to conservation. The Parque do Cocó is a conservation unit of the State Park type, located in the municipality of Fortaleza-CE, possessing a rich native fauna and several associated environmental problems, such as the cats present in the place. The present study aimed to evaluate if the knowledge about this problem and the faunistic diversity of Cocó varied in relation to the profile of the visitors. The data were collected between September and October 2018 using a structured questionnaire applied with 126 Park visitors. It was observed that the visitors know relatively little about the fauna of the Parque Estadual do Cocó and usually find few animals during the activities realized in the place. No relationship was found between the knowledge with age and frequency of visitation, besides the level of schooling also did not influence the correct recognition of the cats as an environmental problem of the Park. Possibly, more direct alternatives to inform the visitors about the fauna that compose the Park can bring more positive results than just the sightings made by them. And environmental education activities can increase awareness about the impact of abandoned cats in the Park, thus also helping to preserve native species.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68819
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias

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