Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68811
Tipo: TCC
Título: Já para fora de sala, mas ainda é aula! Aula!: as aulas de ciências extraclasse no ensino fundamental
Autor(es): Almeida, André Luis da Silva
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa
Palavras-chave: Aula extraclasse;Narrativas autobiográficas;Ensino de ciências
Data do documento: 2018
Citação: ALMEIDA, André Luis da Silva. Já para fora de sala, mas ainda é aula! Aula!: as aulas de ciências extraclasse no ensino fundamental. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: As narrativas de experiência s educativas têm surgido no cenário dos traba lhos acad êmicos como forma de análise d a história da edu cação q ue nã o é alheia aos se us personagens principais, professores e alun os, e que oportunizam a reflexão acerca das pr áticas dos primeiros. Este trabalho , por sua traz narrativas autobiográ ficas e narrativas de pr ofessores acerca d o modo como t êm se integ rad o a ula s extraclasse a o univ erso de práticas emprega das na disciplina Ciências n as s éries fi na i s do ensino fundamental O intuito é compreender as contribuições que as aulas extraclasse dispõem a o processo de apr endi zagem dos alunos na persp ectiva docen t e. C om o fonte de da dos par a narrar o que foi viv enciado no estágio supervisionado do autor des ta p esquisa foi utilizado o relat ório final de estágio. Pa ra a cons trução das narrativas do s professores re alizara m se entrevistas sem iestruturadas . As narr ativ a s fo ra m organizadas em tr ês partes principai s: o re lato da s aulas vivenciadas pelo a utor enquanto aluno da educação básica, o re lato de sua experiência com uma aula extraclasse no estági o supervi sionado e as narrat i vas de cinco pr ofessores de Ci ências da r ede m un icipal de Pacajus sobre suas experiências com au las extraclasse A partir da análise des se material empírico, foi possível perceber como a aula extraclasse é uma abordagem ainda pouco empreg ada e que, quando uti lizada , tende a oc orrer na forma de a u las de ca mpo ou de experi mentação. Disc ute se , então esta realidade com o refl exo da formação ambiental dos professores durante o período em que foram alunos, que se manife sta em suas ideias e conce pçõ es sobre en sino E t ambém como uma consequência d o c u rrículo v igente estruturado sob re um ideal de educação advind o da pedago gia tradicional.
Abstract: The narrative of educativ e expe riences appears in the academic papers as a form o f analysis of the education history that is no t oblivio us to its protago n ists, teachers and students, and that enable reflection about the teacher s work. T his pa per brings autobiographical narratives and t eacher s narratives about how the extra c l assro om cla sses integrate the teacher s pratics in the subject of Science in the elementar y scho ol . The objetive is understand the contribuition s of extra classroom classes to the learning process in the teac her s perspective. T he data source to tell what the auth or o f this research lived in supervised internship was the final internship report. T o construct the teacher s na rratives, interviews were conducted. The narratives were organized in three parts: the repor t of the aut hor s classes when he w as a st u dent , th e report of hi s experience with an extra classeroom cla ss du ring the peri od of the supervised internship and the narratives of the five tea cher s who work i n schools of Pacajus about the ir extra classr o om c l asses. From the analysis of this empirica l materia l, it was possible to perceive how the extra cl ass room class is an approach still little used and that, when used, tends to occur in the form of excursion classes or experimentation. This reality is t hen di scussed as a ref lection of the "environme n tal" for mation of teachers during the period in which they were students, which is manifested in their ideas and conceptions about teaching. And also as a consequence of the current curriculum, structured on an ide al of education coming from traditional p e dagogy
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68811
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_alsalmeida.pdf880,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.