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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68797
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação de modelo computacional para superestruturas de ponte com vigas pré-moldadas de concreto |
Autor(es): | Guedes, Roberto Lima |
Orientador: | Mota, Joaquim Eduardo |
Palavras-chave: | Avaliação de modelo;Elementos finitos;Superestrutura;Análise estrutural;Pontes |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | GUEDES, Roberto Lima. Avaliação de modelo computacional para superestruturas de ponte com vigas pré-moldadas de concreto. 2014. 80 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. |
Resumo: | Atualmente, a análise da estrutura de pontes é feita, em ambiente de projeto, através de uma modelagem integrada da infra-meso-superestrutura, aplicando o método dos elementos finitos (MEF) por meio de softwares comerciais poderosos e dedicados a este tipo de análise. Porém, o uso destas ferramentas requer cautela, tendo em vista o risco ao se realizar a análise sem algum parâmetro de comparação e calibragem dos modelos, justificando, assim, a aplicação de métodos de cálculo mais tradicionais para avaliá-los, como, por exemplo, os métodos de Engesser-Courbon, Leonhardt, Homberg-Trenks e Guyon-Massonet-Bares (apud ALVES; ALMEIDA; JUDICE, 2004). Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a aplicabilidade de um modelo de elementos finitos, bem como sugerir algumas recomendações de análise, fazendo uso de um caso real de projeto definido pela ponte sobre o rio Palhano que possui vão de 19,5m e largura de 8,80m, esta composta por quatro longarinas, uma transversina central e duas de extremidades. Para isso, as vigas principais e secundárias são discretizadas em elementos de barras, enquanto a laje do tabuleiro divide-se em elementos de placas, considerando dois cenários distintos para os últimos. O primeiro consiste em analisar a placa como sendo isotrópica e o segundo adotando o material da mesma ortótropo, desprezando a rigidez no sentido das longarinas, e levando em conta apenas a rigidez à flexão das placas no sentido transversal, no qual se dá o apoio das mesmas. A análise é feita utilizando o aplicativo Midas Civil e os resultados são comparados com os valores provenientes do método de Guyon-Massonet-Bares para o momento fletor longitudinal das longarinas centrais e de extremidade devido somente à carga móvel |
Abstract: | Currently, the analysis of bridge structures, in design environments, is developed through an integral modeling of infra, meso and superstructure, applying the finite element method (FEM) and using powerful commercial programs dedicated to this kind of analysis. However, the use of these tools should be done with caution in view of the risk when performing the analysis without a parameter of comparison and also without the calibration of the models, thus, justifying the application of other traditional calculation methods to evaluate them, as for example, the methods of Engesser-Courbon, Leonhardt, Homerg-Trenks and Guyon- Massonet-Bares (apud ALVES; ALMEIDA; JUDICE, 2004). In this context, the present work aims to evaluate the applicability of a finite element model and to suggest some recommendations for the analysis, making use of a real case design, bridge over Palhano river, 19.5m span by 8.80m wide, composed by four (4) longitudinal beams and other three (3) transversal, one central and the others two located on opposite ends. For this purpose, the main and secondary beams were divided into bar elements and the slab was splited into plate elements, considering two distinct scenarios. The first one considers an isotropic plate, and the other one adopts orthotropic plate material, despising the stiffnes on beam’s direction, and taking into account only the bending stiffness on tranversal direction, which is given the supports condition. The analysis is performed by using Midas Civil application and the results are compared with the values derived from Guyon-Massonet-Bares method for longitudinal bending moment of the principal beams, considering only the moving loads |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68797 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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