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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, Joaquim Eduardo-
dc.contributor.authorFilgueira, Daniel Lucas-
dc.date.accessioned2022-10-11T16:16:12Z-
dc.date.available2022-10-11T16:16:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFILGUEIRA, Daniel Lucas. Avaliação de viga de concreto pré-moldado para tabuleiro de ponte rodoviária. 2016. 67 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68766-
dc.description.abstractBridge decks made of slab supported by precast beams are widely used because of its quick execution and be economically very competitive for spans of up to 50m. This study aims to determine the allowable range spans of a precast concrete beam section type I prestressed for use in highway bridge deck. Modeling and analysis of the problem, it was used the Civil Midas 2011 software. For the study was taken as an example a class 45 bridge with 10m in width and length ranging from 5 to 25m. The inter-axis distance between the I section beams varied from its minimum value equal to 0.50 m, case juxtaposed beams, up to a maximum of 1.50 m. The material of the beams considered was a isotropic concrete C40 for slabs and a orthotropic concrete C40 for beams, so any longitudinal bending stress tray is fully resisted by the beams. After defining the geometry, materials, boundary conditions and dead and live loads, the maximum shear forces and bending moments that which the beams are subject are calculated. The maximum values were compared to the maximum permitted by norme, through an analysis on the Ultimate Limit State and the Service Limite State. Active prestressing reinforcement consists of chordae of 12.7mm and steel CP190RB. It was considered eight kinds of chordae arrangements in the bottom of the beam bead. The results are presented in graphs that help the draftsman or manufacturer to identify the limits of use of the produced beam. It was verified that the I-beam analyzed may be used to limit the range of 22mpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVigas de concretopt_BR
dc.subjectConcreto pré-moldadopt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.titleAvaliação de viga de concreto pré-moldado para tabuleiro de ponte rodoviáriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrTabuleiros de pontes constituídos por laje apoiada em vigas pré-moldadas são muito utilizados devido a sua rapidez de execução e por serem economicamente muito competitivos para vãos de até 50m. O presente trabalho tem como objetivo principal determinar a faixa admissível de vãos de uma viga de concreto pré-moldado, seção tipo I protendida para utilização em tabuleiro de ponte rodoviária. Na modelagem e análise do problema foi utilizado o software Midas Civil 2011. Para a realização do estudo foi tomado como exemplo uma ponte de classe 45 com 10m de largura e comprimento variando de 5 a 25m. A distância de intereixo entre as vigas de seção I variou de seu valor mínimo igual 0,50m, caso de vigas justapostas, até o valor máximo de 1,50m. O material das vigas considerado foi um concreto C40 isotrópico e o da laje foi um concreto C40 ortotrópico, de forma que todo esforço longitudinal de flexão do tabuleiro seja resistido integralmente pelas vigas. Após a definição da geometria, materiais, condições de contorno e ações permanentes e móveis, são calculados os máximos esforços cortantes e momentos fletores aos quais as vigas ficam sujeitas. Os valores máximos foram comparados aos máximos permitidos em norma, através de uma análise no Estado Limite Último e no Estado Limite de Serviço. A armadura ativa de protensão é constituída por cordoalhas de 12.7mm e aço CP190RB. Foram considerados 8 arranjos de cordoalhas dispostas no talão inferior da viga. Os resultados são apresentados em gráficos que auxiliam o projetista ou fabricante a identificar os limites de utilização da viga produzida. Constatou-se que a viga I analisada pode ser utilizada até o vão limite de 22mpt_BR
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