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dc.contributor.advisorSilva, José Roberto Feitosa-
dc.contributor.authorCarneiro, Mayra Klyvia Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-10-11T14:52:48Z-
dc.date.available2022-10-11T14:52:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Mayra Klyvia Rodrigues. Trilha virtual pelo programa de educação ambiental marinha: alternativas de ensino remoto em espaços não-formais de ensino. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68755-
dc.description.abstractIn the present work, the reconstruction of the formative process experienced in dialogue with the non-formal teaching processes was carried out. The study brings considerations about the importance of non-formal and playful spaces for the teaching-learning process and seeks to reflect on: "Which strategies can be used to make it possible to carry out activities in non-formal teaching spaces in the current pandemic scenario?”. For this, the resource of Autobiographical Narrative and Narrative of Vivid Experience was used, through which reflections were made on the experiences in the Marine Environmental Education Program, the process of construction and application of the virtual trail by the program and its contributions to teaching-learning in the context of the global pandemic. The study was carried out using the material produced in the Virtual Trail and analyzed in the light of the author's experience and in dialogue with the theorists presented in the theoretical referential. It can be concluded that the teaching of Science and Biology does not only occur in formal environments such as schools and universities, but also in non-formal teaching spaces that allow students to improve their knowledge in a playful, participatory and creative way. In addition, when reconstructing the training process, the strong influence of these spaces for teacher training became clear. In other words, given the importance of non-formal teaching spaces, it is essential to develop alternatives for remote teaching in these spaces. In this way, Virtual Trails can serve as an alternative for remote teaching in non-formal teaching spaces to meet the emergency demand arising from the pandemic. Since, if planned and organized following clear objectives, they can act as allies in the process of building meaningful learning and contributing to a quality digital education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEspaços não-formais de ensinopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencialpt_BR
dc.subjectTrilha virtualpt_BR
dc.titleTrilha virtual pelo programa de educação ambiental marinha: alternativas de ensino remoto em espaços não-formais de ensinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente trabalho foi realizada a reconstrução do processo formativo experienciado em diálogo com os processos não formais de ensino. O estudo traz considerações acerca da importância dos espaços não formais e do lúdico para o processo de ensino-aprendizagem e busca refletir sobre: “Quais estratégias podem ser utilizadas para que seja possível a realização de atividades em espaços não formais de ensino no atual cenário pandêmico?”. Para isso, utilizou-se o recurso de Narrativa Autobiográfica e Narrativa de Experiência do Vivido, por meio da qual foram feitas reflexões sobre as vivências no Programa de Educação Ambiental Marinha, o processo de construção e aplicação da trilha virtual pelo programa e suas contribuições para o ensino-aprendizagem no cenário da pandemia mundial. O estudo foi realizado utilizando o material produzido na Trilha Virtual e analisado à luz da experiência da autora e em diálogo com os teóricos apresentados no referencial teórico. Pode-se concluir que o ensino de Ciências e Biologia não ocorre somente em ambientes formais como escolas e universidades, mas também em espaços não formais de ensino que permitam ao aluno aprimorar seus conhecimentos de forma lúdica, participativa e criativa. Além disso, ao reconstruir o processo formativo, ficou clara a forte influência desses espaços para a formação docente. Ou seja, dada a importância dos espaços não formais de ensino torna-se imprescindível a elaboração de alternativas para o ensino remoto nesses espaços. Dessa forma, as Trilhas Virtuais podem servir como uma alternativa de ensino remoto em espaços não formais de ensino para atender a demanda emergencial surgida a partir da pandemia. Visto que, se planejadas e organizadas seguindo objetivos claros elas podem atuar como aliadas no processo de construção de uma aprendizagem significativa e contribuir para uma educação digital de qualidade.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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