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dc.contributor.advisorCastro Neto, Manoel Mendonça de-
dc.contributor.authorAraújo, Alessandro Macêdo de-
dc.date.accessioned2022-10-11T13:33:25Z-
dc.date.available2022-10-11T13:33:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAÚJO, Alessandro Macêdo de. Modelagem do tráfego em interseções não semaforizadas de Fortaleza com uso de simulação microscópica. 2016. 84 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68737-
dc.description.abstractThe increasingly intensity of problems’ such as congestion and accidents in urban road networks increases the need for knowledge of transport phenomena. The microscopic simulation is a computational tool that can be used to analyze the traffic and which is increasingly important because of its capability to model the behavior of each individual driver. This research aims to propose and implement a methodology for modeling traffic at STOP-controlled intersections using microsimulation tools. To achieve this objective, the main microscopic simulators available to commercial use were subject of study, one of them was chosen, based on established criteria for comparison, to model traffic at an intersection from Fortaleza, a calibration method of gap-acceptance model was developed, and then the model was calibrated and validated based on the unsignalized intersection selected for this. The preliminary study of the microsimulators’ gap-acceptance models was essential for a good understanding of the modeling performed by them and to explain the significant differences in the estimation of both traffic performance measures and the capacity of minor approach obtained. Using the waiting time of the vehicle in the head of minor approach’s queue and the chi-square statistic to calibrate time gap parameter of priority rules gapacceptance model available in VISSIM 6, the values obtained were 3.6s for the crossing movement and 3.9s for the right-turning movement. The model was validated using both the chi-square test and the confidence interval applied to simulated and field data waiting times samples mean’s difference, both with 5% significance level. Despite the small amount of data collected in the field, the results were relatively satisfactorypt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAceitação de brechaspt_BR
dc.subjectSimulação microscópicapt_BR
dc.subjectInterseções não semaforizadaspt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfego - Fortalezapt_BR
dc.subjectSemáforopt_BR
dc.titleModelagem do tráfego em interseções não semaforizadas de Fortaleza com uso de simulação microscópicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presença cada vez mais intensa de problemas tais como congestionamento e acidentes nas malhas viárias urbanas aumenta a necessidade de conhecimento dos fenômenos de transporte. A simulação microscópica é uma ferramenta computacional que pode ser usada para a análise do tráfego e que se mostra cada vez mais importante pela sua capacidade de modelar o comportamento individual de cada motorista. Esta pesquisa tem como finalidade propor e implementar uma metodologia para modelagem do tráfego em interseções não semaforizadas com o uso de ferramentas de microssimulação. Para concretização desse objetivo, foi feito um estudo dos principais simuladores microscópicos disponíveis no mercado, foi escolhido um deles, com base em critérios de comparação estabelecidos, para realizar a modelagem do tráfego em uma interseção de Fortaleza, foi desenvolvido um método de calibração do submodelo de aceitação de brechas, e por fim foram efetuadas a calibração e a validação do modelo supostamente calibrado para a interseção selecionada para o estudo de caso. O estudo preliminar dos submodelos de aceitação de brechas dos microssimuladores se mostrou essencial para um bom entendimento do funcionamento da modelagem por eles realizada e para justificar as diferenças significativas na estimativa das medidas de desempenho do tráfego e da capacidade da aproximação secundária encontradas. Utilizando o tempo de espera do primeiro veículo da fila da aproximação secundária e a estatística qui-quadrado para calibração do parâmetro tempo de brecha do submodelo regras de prioridade do VISSIM 6, foram obtidos os valores de 3,6s para o movimento de travessia pela interseção e 3,9s para o movimento de conversão à direita. A validação do modelo ocorreu tanto pelo teste quiquadrado quanto pela determinação do intervalo de confiança da diferença entre as médias das amostras desses tempos de espera simulados e obtidos em campo, ambos com nível de significância de 5%. Apesar da pouca quantidade de dados coletados, os resultados foram, em geral, satisfatóriospt_BR
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