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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68733
Tipo: | Dissertação |
Título: | Conteúdo adulto e masculinidades em rede: um estudo sobre os perfis +18 do Twitter |
Autor(es): | Costa, David Nogueira da |
Orientador: | Paiva, Antonio Cristian Saraiva |
Palavras-chave: | Twitter;Perfis +18;Pornografia;Conteúdo adulto;Masculinidades;+18 profiles;Adult content;Masculinities;Pornography |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | COSTA, David Nogueira da. Conteúdo adulto e masculinidades em rede: um estudo sobre os perfis +18 do Twitter. Orientador: Antonio Cristian Saraiva Paiva. 2022. 133 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva investigar o fenômeno dos “perfis +18” do Twitter, contas criadas por usuários cuja intenção é utilizar a plataforma para realizar interações afetivas-sexuais e exibir também suas vivências e experiências sexuais através de fotos, textos e vídeos. O foco da pesquisa centra-se em homens que fazem este uso da plataforma para divulgar os seus trabalhos como profissionais do mercado sexual gay. A pesquisa busca compreender como estas interações online alteram e legitimam marcadores sociais, performances de gênero, de sexualidade e corpo na rede e fora dela. Além disso, procura entender também como o funcionamento deste conjunto de perfis é influenciado pelas dinâmicas do capitalismo e seus efeitos, como a produção de corpos e performances que buscam visibilidade e engajamento. A pesquisa é realizada por meio de observações online, a partir de uma conta criada exclusivamente para este fim. As reflexões são escritas em um diário de campo, acompanhadas de prints com análises críticas do conteúdo publicado. Conceitualmente, a pesquisa se ampara nas noções de roteiros sexuais de John Gagnon e William Simon (1986; 2006), de propagandas de gênero de Erving Goffman (1987), de regime farmacopornográfico e tecnologias de gênero de Paul Preciado (2018; 2020) e Teresa de Lauretis (1994) e de transparência de Byung-Chul Han (2015; 2017) para entender como a ordem econômica contemporânea produz capital material e simbólico através de corpos excitados e incitados ao prazer, ao gozo e ao alto desempenho. Também me amparo em estudos de Nick Srnicek (2017), Thomas Poell, David Nieborg e José Van Djick (2020), Peter Golding e Graham Murdock (2002) para entender como o mercado de plataformas digitais produz capital através de dados da nossa vida íntima. Ademais, os estudos de Richard Miskolci (2009; 2013; 2014), Larissa Pelúcio (2017) e Carolina Parreiras (2007; 2008) também são tomados como suportes e guias de como se conduzir uma etnografia em rede, levando em conta as questões éticas, metodológicas e teóricas que surgem em pesquisas dessa natureza. |
Abstract: | This research has as objective to investigate the Twitter “+18 profiles” phenomenon, accounts created by users with the intention to use the platform to establish sexual-affective interactions and display their sexual experiences through pictures, texts and videos. The research focus is on men who make this use to publicize their work as professionals of the gay sexual market. The research wants to comprehend how this online interactions change and authorize certain social markers, such as body, sexuality and gender performances on the web and outside of it too. Beyond that, seeks to understand how the operations of this profiles group are influenced by capitalist dynamics and it’s effects and how the productions of bodies and performances looking for visibility and engagement happens. The research is made through online observations, with a specific account created for this purpose. The reflections are written in a field journal, accompanied by prints with critic analyses of the content published on the platform. Conceptually, the research is sustained by the sexual scripts by John Gagnon and William Simon (1986; 2006), the gender advertisements by Erving Goffman (1987), the pharmacopornographic regime and gender technologies by Paul Preciado (2018; 2020) and Teresa de Lauretis (1994) and the transparency society by Byung-Chul Han (2015; 2017) tu understand how the contemporary economic order produces material and symbolic capital through bodies excited and incited to make pleasure, enjoyment and high performances. Furthermore, I’m also supported by Nick Srnicek (2017), Thomas Poell, David Nieborg and José Van Djick (2020), Peter Golding and Graham Murdock (2002) to grasp the inner workings of a digital platforms market that produces capital through data of our most intimate life. Moreover, studies by Richard Miskolci (2009; 2013; 2014), Larissa Pelúcio (2017) and Carolina Parreiras (2007; 2008) serve as references and guides of how to conduct an online ethnography, taking in account the ethic, methodologic and theoric questions that appear in researches of this nature. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68733 |
Aparece nas coleções: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
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