Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68708
Tipo: | TCC |
Título: | Uma análise do índice de desenvolvimento da educação básica(IDEB) e sistema de avaliação da educação básica (SAEB) em matemática nos anos finais do ensino fundamental no período de 2015 a 2019 da EFM Domingos Sávio de Baturité-Ceará |
Título em inglês: | An analysis of the basic education development index (IDEB) and the basic education assessment system (SAEB) in mathematics in the final years of elementary school in the period from 2015 to 2019 of the EFM Domingos Sávio de Baturité-Ceará |
Autor(es): | Maciel, Maria da Conceição de Freitas |
Orientador: | Silva, Miguel Angelo da |
Coorientador: | Brandão, Jorge Carvalho |
Palavras-chave: | Ensino de matemática;Avaliação educacional - Ceará;Educação basica;Índice de Desenvolvimento da Educação Básica |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | MACIEL, Maria da Conceição de Freitas. Uma análise do índice de desenvolvimento da educação básica(IDEB) e sistema de avaliação da educação básica (SAEB) em matemática nos anos finais do ensino fundamental no período de 2015 a 2019 da EFM Domingos Sávio de Baturité-Ceará. 2020. 36 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracoiaba, 2020. |
Resumo: | Os resultados do processo ensino aprendizagem das escolas públicas brasileiras são medidos e acompanhados por órgãos federais da educação que tem como intenção avaliar a formação dos estudantes. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral analisar os resultados de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Fundamental Municipal Domingos Sávio na cidade de Baturité do Estado do Ceará, a partir dos dados dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Para isso, a pesquisa apresenta os dados do IDEB da escola, apresenta o IDEB de matemática da escola, e mostra uma tabela com o IDEB das escolas do município, dados estes, que permitem comparar a situação dos índices desta escola com os das demais escolas públicas do município. A metodologia deste trabalho utilizou uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso na intenção de conhecer a realidade educacional dos alunos do Ensino Fundamental dos anos finais da referida escola. Através da análise de resultados verificou-se que os índices do IDEB não foram atingidos, mas que a escola obteve um crescente desempenho no SAEB de matemática e nos índices do IDEB da escola, mostrando uma evolução no processo de ensino e aprendizagem na matemática. A conclusão obtida com este trabalho é que a escola não alcançou as metas do IDEB estabelecidas para ela, embora os números do SAEB demonstraram melhoria do processo de ensino aprendizagem, principalmente da matemática resultado vindo do engajamento da gestão escolar e dos professores. Além disso, foi constatado a eficiência da gestão escolar em sempre buscar alcançar as metas do IDEB trabalhando metodologias pedagógicas bastante eficientes para atingir este propósito. |
Abstract: | The results of the teaching-learning process in Brazilian public schools are measured and monitored by federal education agencies that aim to evaluate the training of students. In this sense, this work has as general objective to analyze the results of mathematics in the final years of elementary school of the municipal elementary school Domingos Sávio in the city of Baturité in the State of Ceará, from the data of the Basic Education development index (IDEB) and Basic Education Assessment System (SAEB). For this, the research presents the school's IDEB data, presents the school's mathematics ideb, and shows a table with IDEB of the schools in the municipality, which allows comparing the situation of the school's indexes with those of other public schools the municipality. The methodology of this work used a bibliographic, documentary research in a case study with the intention of knowing the educational reality of elementary school students in the final years of that school. Through the analysis of results it was verified that the ideb indexes were not reached, more than that the school obtained in increasing performance in the mathematics saeb and in the ideb indexes of the school showing an evolution in the teaching and learning process in mathematics. The conclusion obtained with this work is that the school did not reach the goals of the ideb and established for it, although the numbers of the saeb demonstrated improvement in the teaching-learning process, mainly in the mathematics resulting from the engagement of school management and teachers. In addition, it was found the efficiency of school management in always seeking to achieve the goals of the ideb by working with very efficient pedagogical methodologies to achieve this purpose. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68708 |
Aparece nas coleções: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_mcfmaciel.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.