Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68690
Tipo: Tese
Título: Síntese e caracterização de nanopartículas superparamagnéticas de CoFe2O4 e NiFe2O4 via método sol-gel protéico e com o uso de um forno de lâmpadas halógenas
Título em inglês: Synthesis and characterization of superparamagnetic nanoparticles of CoFe2O4 and NiFe2O4 via protein sol-gel method and with the use of a halogen lamp oven
Autor(es): Maia, André de Oliveira Girão
Orientador: Sasaki, José Marcos
Palavras-chave: Nanopartículas;Cobalto;Niquel;Paramagnetismo;Método sol-gel de síntese
Data do documento: 12-Ago-2022
Citação: MAIA, A. O.G. Síntese e caracterização de nanopartículas superparamagnéticas de CoFe2O4 e NiFe2O4 via método sol-gel protéico e com o uso de um forno de lâmpadas halógenas. 2022. 161 f. Tese (Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Materiais, Fortaleza, 2022.
Resumo: Este trabalho trata da síntese de nanopartículas superparamagnéticas de ferrita de cobalto e ferrita de níquel, através do método sol-gel protéico, que utiliza gelatina como precursor orgânico, e um forno de processamento térmico rápido que utiliza lâmpadas halógenas como fonte de calor. Foram realizadas medidas de DRX, MET, M × H, FC, ZFC e Espectroscopia Mössbauer, para caracterização das amostras. Nanopartículas com tamanho médio de 5-10 nm e microdeformação da ordem de 10-4-10-3 foram obtidas para a ferrita de cobalto e para a ferrita de níquel o tamanho médio foi de 6-12 nm e a microdeformação da ordem de 10-4-10-2. O aumento da coercividade e da remanência foi observado com o aumento do tamanho das nanopartículas para os dois materiais. A magnetização de saturação diminuiu com a redução do tamanho da partícula devido à formação de uma camada desordenada na superfície. A espectroscopia Mössbauer mostrou um aumento na quantidade de nanopartículas superparamagnéticas para amostras com nanopartículas menores e com menor dispersão.
Abstract: This work deals with the synthesis of superparamagnetic nanoparticles of cobalt ferrite and nickel ferrite, through the protein sol-gel method, which uses gelatin as an organic precursor, and a rapid thermal processing furnace that uses halogen lamps as a heat source. XRD, TEM, M × H, FC, ZFC and Mössbauer Spectroscopy measurements were performed to characterize the samples. Nanoparticles with an average size of 5-10 nm and microstrain of the order of 10-4-10-3 were obtained for cobalt ferrite and for nickel ferrite the average size was 6-12 nm and the microstrain of the order of 10-4-10-2. The increase in coercivity and remanence was observed with increasing nanoparticle size for both materials. Saturation magnetization decreased with particle size reduction due to the formation of a disordered layer on the surface. Mössbauer spectroscopy showed an increase in the amount of superparamagnetic nanoparticles for samples with smaller nanoparticles and with less dispersion.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68690
Aparece nas coleções:DEMM - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tese_aogmaia.pdf32,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.