Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68676
Title in Portuguese: Política de arborização da UFC: diretrizes para a harmonização da paisagem natural e da paisagem construída
Author: Universidade Federal do Ceará. Prefeitura Especial de Gestão Ambiental
Keywords: Arborização urbana
Árvores nativas
Flora do Nordeste
Issue Date: 2022
Publisher: Imprensa Universitária
Citation: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Prefeitura especial de gestão ambiental. Política de arborização da UFC: diretrizes para a harmonização da paisagem natural e da paisagem construída. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2022. Disponível em: Acesso:
Abstract in Portuguese: A Universidade Federal do Ceará vivenciou um momento de grande expansão física na segunda década dos anos 2000. Em face a esse desenvolvimento dos campi de Fortaleza e do Interior, vem ocorrendo também a diminuição de suas áreas verdes para expansão de infraestrutura física. Por vezes, a comunidade universitária busca minimizar a redução de cobertura vegetal por meio de plantios de arborização, usando espécies inadequadas ou em locais inapropriados, gerando conflitos com as edificações e a rede elétrica, acarretando problemas de médio e longo prazo. É fundamental garantir a segurança dos usuários dos campi, a preservação das estruturas físicas e, principalmente, conservar as nossas árvores. Quando destacamos a importância das árvores urbanas com base nas suas principais funções (infiltração de água no solo, contribuição na redução da sensação térmica, arrefecimento da poluição sonora, quebra-vento, liberação de oxigênio e absorção de alguns poluentes), garantimos que seus benefícios sejam entregues à comunidade universitária e a toda população dos municípios onde a UFC está presente, e também à fauna. Atenta a essa problemática e observando a necessidade de estabelecer procedimentos para atualizar e padronizar métodos e técnicas de plantio, transplantio, poda e corte de árvores, a Universidade Federal do Ceará, por meio da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental (PEGA), estabeleceu diretrizes de arborização, que, visando à sustentabilidade ambiental, se consolidam neste documento. A PEGA, um setor da UFC Infra que agrega técnicos, professores e estudantes de múltiplas áreas do conhecimento, apresenta este documento, intitulado Política de Arborização da UFC, elaborado por diversas mãos, que vem para implementar o adequado planejamento arbóreo, a fim de incorporar harmoniosamente a paisagem construída à paisagem natural em sua plenitude de funções.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68676
metadata.dc.type: Livro
ISBN: 978-85-7485-389-5
Appears in Collections:PEGA - Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_liv_UFCinfra.pdf11,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.