Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, Vitor Borges-
dc.contributor.authorMorais, Ana Beatriz-
dc.date.accessioned2022-10-04T19:18:33Z-
dc.date.available2022-10-04T19:18:33Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMORAIS. A. B. O mercado de estética no nordeste brasileiro no pós pandemia: Inovações e desafios. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Finanças) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68660-
dc.description.abstractThe aesthetics market is undoubtedly becoming more common in people's lives and the SARS-CoV-2 in 2019 virus pandemic significantly affected the area. When people started rationing their money for it to be used only for essential expenses, the companies that were used to sell non essential equipments, products or services, and aesthetics centers had to search for different methods and make decisions so they wouldn't end up closing the company. With the pandemic ending, the tools that were developed by need of the social distancing are added to the technological advance in new products and equipment, and also the significant growth of people looking for beauty procedures, establishing new trends for the market. In order to understand how this growth is happening and what the beauty companies experienced in the pandemic time, a bibliographic study was taken, an interview with 4 influential people in the aesthetics area located in the state of Ceará with aspects to the Northeast region and a survey with 11 aesthetic clinics, also from de state. All active in the sector during the years 2019 to 2022. Finally, based on the results of this study, the major difficulty found was financial and one of the decisions made by the interviewees was to uphold the company capital, the trending procedures of this industry branch engage permanent hair removal, skincare and hair therapy and the market keeps advancing due to the growing significant number of people who are looking for health improvements, well-being matters and aesthetics, which increases the media pressure, while attracting investors to the market that only tends to grow.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCrescimentopt_BR
dc.titleO mercado de estética no nordeste brasileiro no pós pandemia: Inovações e desafiospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO mercado da estética é, sem dúvida, um ramo que têm se tornado comum na vida das pessoas e com a vinda da pandemia com a infecção do vírus SARS-CoV-2 em 2019 afetou significativamente a área. Com o racionamento da renda para ser usado apenas em gastos essenciais, as empresas que vendem equipamentos e produtos, prestações de serviços e clínicas de estética precisaram recorrer a outros métodos e tomar decisões para não findarem no fechamento da empresa. Com o fim da pandemia, somam-se as ferramentas desenvolvidas usadas de forma remota com o avanço tecnológico em novos produtos e equipamentos, além do aumento significativo de pessoas que procuram por procedimentos, estabelecendo novas tendências para o mercado. De forma a entender como esse crescimento acontece e o que foi vivenciado pelas empresas no período pandêmico, foi feito um estudo bibliográfico, uma entrevista com 4 pessoas influentes da área localizadas no Estado do Ceará com vertentes para a região Nordeste e um questionário com 11 clínicas de estética, também do Estado. Todas atuantes do setor durante os anos de 2019 a 2022. Por fim, com base nos resultados encontrados, a maior dificuldade encontrada foi financeira e preservar o capital foi uma das decisões tomadas pelos entrevistados, as tendências do setor envolvem a depilação definitiva, skincare e terapia capilar e o mercado se mantem em crescimento devido ao aumento significativo de pessoas que estão buscando por melhorias na saúde, bem-estar e estética, o que se intensifica com as pressões da mídia, ao mesmo tempo que atrai investidores para o mercado que só tende a crescer.pt_BR
Aparece nas coleções:FINANÇAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_abmorais.pdf889,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.