Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68619
Tipo: TCC
Título: Matemática financeira no ensino fundamental: desafios e possibilidades no ensino remoto
Título em inglês: Financial mathematics in elementary school: challenges and possibilities in remote teaching
Autor(es): Freitas, Kaline Sueliza Germano
Orientador: Silva, Miguel Angelo da
Coorientador: Brandão, Jorge Carvalho
Palavras-chave: Matemática financeira;Ensino fundamental;Educação a distância
Data do documento: 2020
Citação: FREITAS, Kaline Sueliza Germano. Matemática financeira no ensino fundamental: desafios e possibilidades no ensino remoto. 2020. 24 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Aracoiaba, 2020.
Resumo: O ensino remoto aponta à educação básica, sobretudo à disciplina de matemática, uma remodelação de pensamentos e práticas pedagógicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é analisar os desafios e as possibilidades do ensino de matemática financeira no ensino fundamental. Para isso, foram utilizadas a pesquisa qualitativa, como a pesquisa bibliográfica, a partir de fundamentação teórica sobre a contextualização do ensino da matemática financeira no ensino fundamental, com base nas diretrizes presentes nos mais importantes documentos educacionais nacionais; e a quantitativa, através da pesquisa de campo, a partir da aplicação de questionários fechados a professores de matemática regentes nas séries finais do ensino fundamental acerca dos principais desafios e das possibilidades vistos na abordagem da matemática financeira nessa etapa da educação básica. Com isso, a presente pesquisa se classifica como exploratória no sentido de possibilitar uma relação mais estreita entre pesquisador e problema, ao envolver como procedimentos levantamento bibliográfico e entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado. Após a aplicação desses métodos, constatou-se que os principais documentos norteadores da educação básica, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular, orientam uma abordagem da matemática financeira de modo prático e significativo ao aluno, no sentido de que este compreenda as situações problema que envolvem as noções básicas de finanças e as solucione à luz do que vive no seu cotidiano. Além disso, na pesquisa de campo, constatou- se que os professores, em sua maioria, consideram muito importante a abordagem da matemática financeira ainda no ensino fundamental e que estes têm tanto os Parâmetros Curriculares Nacionais quanto a Base Nacional Comum Curricular como suportes para o planejamento de suas aulas voltadas a esse tema. Constatou-se também que a incompreensão dos fatores causadores das oscilações do contexto econômico se configura como o principal reflexo da carência de uma abordagem mais significativa da matemática financeira nas escolas. Ademais, constatou-se que a dificuldade de abordar esse assunto de forma prática em sala de aula se mostra, ainda, como um desafio a ser superado pela maioria dos professores entrevistados e que a inter-relação entre conteúdo, situação problema, vida cotidiana e tecnologia aponta para uma possibilidade de inovação do tratamento didático da matemática financeira nas escolas. Por fim, concluiu-se que dentro do contexto do ensino remoto, à medida em que a educação a distância trouxe significativas barreiras de cunho social à educação, como dificuldades de acesso aos conteúdos e de alcance da aprendizagem, proporcionou possibilidades de tornar mais práticas as abordagens didáticas sobre o ensino de matemática financeira, ao mesmo tempo em que atualizou discursos e práticas docentes ligados ao processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Remote education points to basic education, especially to the discipline of mathematics, a reshaping of pedagogical thoughts and practices that involve the teaching and learning process. The objective of this work is to analyze the challenges and possibilities of teaching financial mathematics in elementary school. For this, qualitative research was used, such as bibliographic research, based on a theoretical foundation on the contextualization of the teaching of financial mathematics in elementary school, based on the guidelines present in the most important national educational documents; and the quantitative, through field research, from the application of closed questionnaires to teachers of mathematics in the final grades of elementary school about the main challenges and possibilities seen in the approach of financial mathematics in this stage of basic education. With this, the present research is classified as exploratory in the sense of enabling a closer relationship between researcher and problem, by involving as bibliographic survey procedures and interviews with people experienced in the researched problem. After the application of these methods, it was found that the main guiding documents of basic education, such as the National Curriculum Parameters and the National Common Curricular Base, guide a practical and significant approach to financial mathematics in the sense that the student understands the problem situations that involve the basics of finance and solve them in the light of what you live in your daily life. In addition, in the field research, it was found that the teachers, for the most part, consider the approach of financial mathematics in elementary education very important and that they have both the National Curriculum Parameters and the Common National Curricular Base as supports for the planning your classes on this topic. It was also found that the lack of understanding of the factors that caused the fluctuations in the economic context is the main reflection of the lack of a more significant approach to financial mathematics in schools. Furthermore, it was found that the difficulty of approaching this subject in a practical way in the classroom is still a challenge to be overcome by the majority of the interviewed teachers and that the interrelationship between content, problem-situation, daily life and technology points to a possibility of innovation in the didactic treatment of financial mathematics in schools. Finally, it was concluded that within the context of remote education, as distance education has brought significant social barriers to education, such as difficulties in accessing content and in reaching learning, it has provided possibilities to make practices more practical. didactic approaches on the teaching of financial mathematics, while updating speeches and teaching practices related to the teaching and learning process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68619
Aparece nas coleções:MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_ksgfreitas.pdf723,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.