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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68618
Tipo: | Dissertação |
Título: | Natureza e Modo de Vida no Cinismo Antigo |
Título em inglês: | Nature and Way of Life in Ancient Cynicism |
Autor(es): | Barreto, Arthur Siebra |
Orientador: | Almeida, José Carlos Silva de |
Palavras-chave: | Cinismo;Ética;Filosofia antiga;Liberdade;Natureza |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | BARRETO, Arthur Siebra. Natureza e Modo de Vida no Cinismo Antigo. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O cinismo antigo fora um movimento crítico-filosófico oriundo da vida de Diógenes de Sinope (aprox. 424 a.C.). Nesse trabalho, buscamos investigar os principais fundamentos que nutriram não só o modo de vida cínico como seus ensinamentos e exortações dedicados à população. Para isso, realizamos a leitura e interpretação de algumas doxografias seletas, tomando como principal fonte o livro sexto da obra Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres, de Diógenes Laércio (180 d.C.). Além das doxografias primárias pertencentes ao período romano, nos serviram como ricos recursos as obras de renomados comentadores do cinismo, como William Desmond, Ferrand Sayre, Luis E. Navia, dentre outros. Assim, conseguimos distinguir um tema de altíssima relevância para o cinismo: a natureza e sua função pedagógica ante os males das convenções sociais. Neste percurso sobre a natureza, vimos que ela se tornou um símbolo fundamental de liberdade para os filósofos dedicados do cinismo, pois estes, acima de tudo, enfatizaram, contra os aprisionamentos sociais, o modo de ser livre e independente, autárquico, baseando-se no essencial à vida humana. O “viver segundo a natureza” tornou-se um caminho para essa libertação, construído a partir do cultivo de algumas virtudes através da realização de exercícios espirituais, tais como a preparação física e mental para desenvolver em nós uma adequada condição que nos permita sobrepor-nos às adversidades da vida. A simplicidade e autarquia, vista sob muitos exemplos da natureza, mais especificamente nos animais, se torna outro tema fundamental. Assim, percebemos durante os estágios desse trabalho que Diógenes de Sinope pretendeu construir uma filosofia do despojamento que, apesar de sua radicalidade, acessível e eficaz em seus princípios para guiar seus conterrâneos rumo à libertação das paixões desenfreadas e desejos desnecessários; uma filosofia da imanência, do cotidiano, da vida simples imersa no presente. |
Abstract: | Ancient Cynicism was a critical-philosophical movement originating from the life of Diogenes of Sinope (approximately 424 BC). In this work, we seek the main foundations that nourished not only the cynical way of life but also its teachings and exhortations dedicated to the population. For this, we carried out a reading and interpretation of some selected doxographies, having as main the sixth book of the work Lives of Eminent Philosophers, by Diógenes Laertius (180 AD). In addition to the primary doxographies belonging to the Roman period, we serve as rich resources such as works by renowned commentators on cynicism, such as William Desmond, Ferrand Sayre, Luis E. Navia, among others. Therefore, we accomplished to distinguish a very high theme for cynicism: nature and its pedagogical function in the face of the males of social conventions. In this journey over nature, we saw that nature has become a fundamental symbol of freedom for philosophers dedicated to cynicism, for these, above all, emphasized against social imprisonments, the free and independent way of being, autarchic, based on the essentials to human life. The “live according to nature” became a path to freedom, built from the cultivation of some virtues through spiritual excercices, such as physical and mental preparation to develop in us an adequate condition that allows us to endure life adversities. The simplicity seen in many examples of nature, more specifically of animals, becomes another fundamental theme. Thus, we realized during the stages of this work that Diogenes of Sinope intended to build a philosophy of despoliation that, despite its radicality, accessible and effective in its principles to guide his countrymen towards liberation from unbridled passions and false desires; a philosophy of immanence, of everyday life, of simple life immersed in the present |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68618 |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
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