Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68578
Type: | TCC |
Title: | O ensino da matemática voltado ao cotidiano do ensino fundamental II |
Title in English: | Mathematics teaching aimed at everyday elementary school II |
Authors: | Souza, José Iago Lacerda de |
Advisor: | Policarpo, Samy Clever |
Keywords: | Ensino fundamental;Matemática |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | SOUZA, José Iago Lacerda de. O ensino da matemática voltado ao cotidiano do ensino fundamental II. 2020. 24 f. TCC (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianópolis 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo retrata, a importância do ensino da matemática no cotidiano do ensino fundamental II. A matemática é fundamental em nossas vidas e, se não trabalhada desde cedo de forma adequada, pode ser a causa de grande parte de repetentes, abano escolar, e também decepções diante de algumas situações vivenciadas no decorrer de sua vida acadêmica, pois o processo de ensino/aprendizagem fica de certa forma fragilizado. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica onde apresenta a importância da matemática e sua relevância, ainda que os objetos de conhecimento desse componente curricular sejam recebidos como um grande desafio pelos alunos, pois os assuntos requerem uma atenção em especial e uma linha de raciocínio amplo, o que geralmente não é visto pelas condições precárias que são dadas aos professores ao aplicarem os conteúdos, ou mesmo a falta de metodologia aplicada por eles mesmos. Foram apresentados meios de facilitar o ensino aprendizagem e construído uma visão para reflexão do professor, espera-se que este trabalho possa contribuir de forma que o docente apresente a disciplina de forma moderna, atual, contextualizada, para que o aluno tenha maior participação e interação com os assuntos aplicados. Para que o resultado seja significativo o professor deve estar preparado e capacitado, buscando o máximo dos seus alunos usando a sua criatividade, proporcionando prazer nos mesmos em aprender e em colocar em prática no cotidiano o que aprendeu. |
Abstract: | This article portrays, the importance of teaching mathematics in the routine of elementary school II. Mathematics is fundamental in our lives and, if not properly worked from an early age, it can be the cause of a large number of students, school leavers, and also disappointments in the face of some situations experienced in the course of their academic life, as the process of teaching / learning is somewhat weakened. The study was characterized as a bibliographic research where it presents the importance of mathematics and its relevance, even though the objects of knowledge of this curricular component are received as a great challenge by the students, as the subjects require special attention and a line of reasoning broad, which is generally not seen by the precarious conditions that are given to teachers when applying the contents, or even the lack of methodology applied by themselves. Ways were presented to facilitate teaching and learning and a vision for the teacher's reflection was built. It is hoped that this work can contribute so that the teacher presents the discipline in a modern, current, contextualized way, so that the student has greater participation and interaction. with the applied subjects. For the result to be significant, the teacher must be prepared and trained, seeking the maximum of his students using their creativity, providing pleasure in them in learning and putting into practice what they have learned in their daily lives. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68578 |
Appears in Collections: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_jilsouza.pdf | 223,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.