Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68566
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, José Roberto Feitosa | - |
dc.contributor.author | Batista, Emanuel Agerdeilson Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-27T16:17:45Z | - |
dc.date.available | 2022-09-27T16:17:45Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Emanuel Agerdeilson Ferreira. Ensino presencial, ensino remoto e ensino híbrido: como o professor continuou sendo professor de Biologia. 2022. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68566 | - |
dc.description.abstract | The new coronavirus pandemic affected the whole of society, including education systems. All schools closed and classes were suspended and later gradually resumed. Due to abrupt changes in education, everyone who makes up the education systems was affected, particularly teachers. Those who were used to the routine of face-to-face classes were faced with a new reality and new challenges in remote teaching. Understanding how the pandemic affected education professionals and the main changes that occurred in this environment becomes essential to understand school dynamics and changes in education. The present work proposes to analyze how the pandemic affected Biology teachers who work in basic education and related changes through the application of a questionnaire applied to six Biology teachers who work in basic education, being 3 in the public network and 3 in the public network. private, about how the pandemic influenced their classes and the like. Throughout the responses, everyone reported that they went through changes from face-to-face to remote teaching, including disagreements regarding the support received in the Pandemic, with teachers stating that they did not receive any support and others saying that they received full support. The work had the purpose achieved since it evidenced changes that the teachers went through not only in reference to their discipline, but also others that are reflected in the educational sphere, being necessary the presence of emotional support to these professionals since they are exposed to the same situations. of stress than other professionals at work. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Ensino presencial, ensino remoto e ensino híbrido: como o professor continuou sendo professor de Biologia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pandemia do novo coronavírus afetou toda a sociedade, inclusive os sistemas de ensino. Todas as escolas fecharam e as aulas foram suspensas sendo, posteriormente, retomadas paulatinamente. Devido às mudanças abruptas na educação, todos que compõem os sistemas de ensino foram afetados, particularmente, os professores. Estes que estavam acostumados com a rotina das aulas presenciais foram confrontados com uma realidade nova e com novos desafios no ensino remoto. Entender como a pandemia afetou os profissionais de educação e as principais mudanças que ocorreram nesse meio torna-se essencial para entendermos a dinâmica escolar e as mudanças na educação. O presente trabalho se propõe a analisar como a pandemia afetou os professores de Biologia que atuam no ensino básico e mudanças correlatas através da aplicação de um questionário aplicado a seis professores de Biologia que atuam no ensino básico, sendo 3 na rede pública e 3 na rede privada, sobre como a pandemia influenciou as suas aulas. Ao longo das respostas todos relataram que passaram por mudanças do ensino presencial para o remoto, inclusive divergências em relação ao apoio recebido na Pandemia, com professores afirmando que não receberam nenhum apoio e outros afirmando que receberam total apoio. O trabalho teve a finalidade alcançada já que evidenciou mudanças pelas quais passaram os professores não somente em referência a sua disciplina, mas também outras que se refletem na esfera educacional, sendo necessário a presença de apoio emocional a esses profissionais já que estão expostos às mesmas situações de stress que outros profissionais no trabalho. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_eafbatista.pdf | 253,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.