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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68542
Tipo: | TCC |
Título: | Formação de professores e inclusão: concepções dos formandos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas |
Autor(es): | Freitas, Angelica Macedo de |
Orientador: | Mota, Erika Freitas |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva;Currículo;Formação inicial |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | FREITAS, Angelica Macedo de. Formação de professores e inclusão: concepções dos formandos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2022. 38 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | É im portante pensar na inclusão escolar como um processo de enriquecimento, tanto para o aprendizado do professor, como dos estudantes, sejam eles, pessoas com deficiência ou não. Para tanto é necessário que o professor tenha em sua formação inic ial bases para compreender melhor os processos de inclusão e as alternativas de atividades e metodologias inclusivas. Essa pesquisa tem como objetivo analisar as concepções dos formandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Feder al do Ceará (U FC) acerca da inclusão de pessoas com deficiência visual no ensino básico. Para tanto, foi realizado um estudo de cunho qualitativo , onde a observação dos dados foi realizada após análise das respostas obtidas através de questionários e da li teratura referente à temática do trabalho. Evidencia se que apesar de compreenderem a importância da Inclusão Escolar, os formandos não se sentem preparados para atuar em salas de aula inclusivas. Assim, espera se que a discussão realizada nessa pesquisa e stimule a reflexão acerca da importância de se ter na formação inicial os aportes necessários para que se possa conhecer, mesmo que superficialmente, as especificidades das pessoas com deficiência, bem como maneiras de se planejar aulas inclusivas, visto q ue esses professor es ao iniciarem sua atuação em uma escola de ensino básico, têm grandes chances de lecionar para pessoas com alguma deficiência. |
Abstract: | It is important to think of schoo l inclusion as a p rocess of enrichment, both for the teacher's learning and for the students, whether they are people with disabilities or not. Therefore, it is necessary that the teacher has in his/her initial training the basis to better understand the i nclusion processes and the alternatives of inclusive activities and methodologies. This research aims to analyze the conceptions of Biological Sciences undergraduate students of the Federal University of Ceará (UFC , acronym in Portuguese ) about the inclusi on of visually impaired people in basic e ducation. To do so, a qualitative study was carried out, where the observation of the data was done through the answers obtained through questionnaires and literature related to the theme of the work. It is evident that despite understanding the importanc e of school inclusion, the students do not feel prepared to work in inclusive classrooms. Thus, it is expected that the discussion held in this research will stimulate reflection on the importance of having in the in itial training the necessary support to know, even if superficially, the specificities of people with disabilities, as well as ways to plan inclusive classes, since these teachers, when starting their work in a basic education school, have great chances of teaching people with disabilities. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68542 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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