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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/68515
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Vieira, Roberto César Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Silva, Railson Inácio da | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T14:07:09Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T14:07:09Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, R.I. Recomendações de usabilidade para inclusão da terceira idade como meio de facilitação do processo cognitivo. 2022. 92 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68515 | - |
dc.description.abstract | Digital products are designed based on user needs and this process has phases of interaction between the target audience and the people involved in the project, such as user experience and user interface designers. The elderly have several limitations that affect the cognitive aspect due to age, being common especially for those who are not familiar with mobile devices, for example, requesting help from a second person to solve a task. This public, especially the elderly, maintains a constant population increase, reaching the mark of 30.2 million in 2017, according to the Continuous National Household Sample Survey - Characteristics of Residents and Households, according to IBGE, 2018. The relevance of the increased population of these users is sometimes not considered in digital product projects, making it difficult to understand, use and learn about this audience. The following work has as its main objective to evaluate the usability of a digital product, with a focus on health and well-being, to identify and propose usability recommendations that can benefit other digital products, to facilitate the cognitive process of this audience, ensure greater digital inclusion. The initial method of the research started from an analysis of the existing works related to this theme of usability recommendations and proportions of creation of web components with a focus on the elderly. The design methodology is proposed by Garrett (2011), with a focus on interface design and user experience, in his book “The Elements of User Experience” (2011). This work intends to contribute to the digital inclusion of the elderly public, as applications and social networks are extremely attractive and can help connect people who are far away. This work intends to contribute to the collection that deals with this topic, as the literature still offers usability guidelines on examples and interface recommendations (BARROS et al, 2014). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Usabilidade | pt_BR |
dc.subject | Terceira idade | pt_BR |
dc.subject | Experiência do usuário | pt_BR |
dc.subject | Design de Interação | pt_BR |
dc.title | Recomendações de usabilidade para inclusão da terceira idade como meio de facilitação do processo cognitivo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os produtos digitais são projetados a partir das necessidades dos usuários e esse processo conta com fases de interação entre o público-alvo e as pessoas envolvidas no projeto, como por exemplo os designers de experiência do usuário e de interface do usuário. Os idosos possuem diversas limitações que afetam o aspecto cognitivo em decorrência da idade, sendo comum principalmente para aqueles que não tem familiaridade com dispositivos móveis, por exemplo, solicitarem ajuda de uma segunda pessoa para resolver uma tarefa. Esse público, principalmente a terceira idade, mantém um constante aumento populacional chegando a marca dos 30,2 milhões em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios, segundo o IBGE, 2018. A relevância do aumento populacional desses usuários por vezes não é considerada nos projetos de produto digital, dificultando a compressão, utilização e aprendizado desse público. O seguinte trabalho tem como principal objetivo avaliar a usabilidade de um produto digital, com foco em saúde e bem estar, para identificar e propor recomendações de usabilidade que possam beneficiar outros produtos digitais, a fim de facilitar o processo cognitivo desse público, garantindo uma maior inclusão digital. O método inicial da pesquisa partiu de uma análise dos trabalhos relacionados já existentes com essa temática acerca das recomendações de usabilidade e de proporções de criação dos web components com o foco na terceira idade. A metodologia projetual é a proposta por Garrett (2011), com o foco em projeto da interface e na experiência do usuário, em seu livro “The Elements of User Experience” (2011). Este trabalho tem a intenção de contribuir na inclusão digital do público da terceira idade, pois os aplicativos e as redes sociais, são extremamente atraentes e podem ajudar na conexão entre pessoas que estão distantes. Este trabalho possui a intenção de contribuir para o acervo que trata sobre este tema, pois a literatura oferece diretrizes de usabilidade ainda de forma escassa sobre exemplos e recomendações de interfaces (BARROS et al, 2014). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DESIGN - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2022_tcc_risilva.pdf | 5,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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