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dc.contributor.advisorCardoso, Thereza Cristina Rocha-
dc.contributor.authorAlencar, Pamela Gabrielle Pinto de-
dc.date.accessioned2022-09-26T11:47:27Z-
dc.date.available2022-09-26T11:47:27Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationALENCAR, Pamela Gabrielle Pinto de. Vila das Artes: Uma escola de dança no contexto. 2022. 74 f. Monografia (Graduação em Dança Licenciatura) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68503-
dc.description.abstractRecognizing that classical ballet has its history crossed by exclusion and prejudice, it analyzes the way of teaching classical ballet proposed by the pedagogical project of the Training Course of the Public School of Dance of Vila Das Artes, for envisioning in the document the offer of a training that considers the various developments of dance today. A05, first work, if first by Isabel Marques (1999) of its development, crossed with textual contributions in dance by Klauss Vianna (2005), Ernesto Gadelha (2014), Rosa Primo Gadelha (2006), Roberto Pereira (2006) and other authors who, like Isabel Marques, argue that dance teaching is multiple and does not just happen through the repetitive execution of mechanized steps. This academic research seeks to promote a reflection on the current classical ballet teaching system in the city of Fortaleza and intends to contribute to its transformation and development through a pedagogical, transversal and interdisciplinary perspective, directly reaching the dancers who wants ballet as a career.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Balé clássicopt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEscola Pública de Dança da Vila das Artes.pt_BR
dc.titleVila das Artes: uma escola de dança no contextopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrReconhecendo que o balé clássico tem a sua história atravessada por episódios de exclusão e preconceito, esta pesquisa analisa o modo de ensino de balé clássico proposto pelo projeto pedagógico do Curso de Formação Básica da Escola Pública de Dança da Vila Das Artes, por vislumbrar no documento a oferta de uma formação que considera os vários desdobramentos da dança na atualidade. A pesquisa, inicialmente se entrelaçou com a obra de Isabel Marques (1999) e, ao longo de seu desenvolvimento, cruzou com contribuições textuais em dança de Klauss Vianna (2005), Ernesto Gadelha (2014), Rosa Primo Gadelha (2006), Roberto Pereira (2006) e outro(a)s autore(a)s que, assim como Isabel Marques, defendem que o ensino de dança é múltiplo e não acontece apenas através da execução repetitiva de passos mecanizados. Este trabalho busca promover uma reflexão sobre o atual sistema de ensino de balé clássico na cidade de Fortaleza e intenta contribuir com a sua transformação e o seu desenvolvimento através de uma perspectiva pedagógica contemporânea, transversal e interdisciplinar, atingindo diretamente os bailarinos e as bailarinas que buscam o balé como profissão.pt_BR
Aparece nas coleções:DANÇA-LICENCIATURA - Monografias

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