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Tipo: Dissertação
Título: Sala de aula invertida no ensino de Química aplicada de forma remota: aspectos socioeconômicos, socioemocionais e ganho de Hake
Título em inglês: Flipped classroom in the teaching of remote applied chemistry: socioeconomic, socio-emotional aspects and Hake gain
Autor(es): Sampaio, Francisca Kelly Araujo Leite
Orientador: Mazzetto, Selma Elaine
Palavras-chave: Sala de aula invertida;Ganho de Hake;Competências socioemocionais;Ensino remoto;Covid-19;Ensino de química
Data do documento: 2022
Citação: SAMPAIO, Francisca Kelly Araujo Leite. Sala de aula invertida no ensino de Química aplicada de forma remota: aspectos socioeconômicos, socioemocionais e ganho de Hake. 2022. 173 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Metodologias ativas são métodos de ensino e aprendizagem que visam o desenvolvimento da autonomia e a participação dos estudantes de forma integral e ativa na construção do conhecimento, inovando a abordagem tradicional. Dentre as metodologias ativas, a Sala de Aula Invertida (SAI), do inglês Flipped Classroom, propõe acesso aos conteúdos antes da aula, enfatizando o uso das tecnologias para aquisição do conhecimento, acarretando em uma aprendizagem ativa durante a aula por meio de uma educação personalizada e ajustada sob medida às necessidades individuais do estudante. O presente estudo analisou os impactos no processo de ensino e aprendizagem da aplicação da SAI associada à metodologia Ensino sob Medida (EsM), Just-in-time Teaching, adaptada para a forma remota, em duas escolas de Ensino Médio, sob a abordagem do conteúdo de Eletroquímica, durante a pandemia de Covid-19. Os aspectos socioeconômicos e socioemocionais dos estudantes e as percepções dos docentes envolvidos também foram avaliados. Para a aplicação da SAI, foram utilizadas videoaulas autorais disponibilizadas no YouTube. Formulários de atividades monitoraram a participação dos estudantes e, consoante ao método EsM, auxiliaram na preparação das aulas remotas personalizadas, assim como na construção de uma avaliação formativa. A participação ativa foi estimulada através de debates e discussões que possibilitaram o aprofundamento dos conteúdos. As implicações na aprendizagem foram avaliadas pela variação na porcentagem de acertos nos testes conceituais antes (Spré%) e após (Spós%) a aplicação da SAI. Os resultados mostraram um Ganho de Hake positivo: 0,41 para a Escola-A e 0,29 para a Escola-B, refletindo em ganho de aprendizado em relação ao conhecimento inicial dos estudantes. Alguns parâmetros contribuíram para justificar essa diferença, como maior nível de escolaridade dos pais e melhor condição econômica dos estudantes da Escola-A, além do fato de estarem mais familiarizados com o uso de videoaulas. Também, nessa escola, os impactos da pandemia foram menos acentuados e seus estudantes apresentaram os melhores níveis de desenvolvimento em 3 competências socioemocionais (organização, autoconfiança e curiosidade). As percepções dos docentes com relação a SAI foram positivas, revelando disposição para inovar em suas aulas, apesar da necessidade de uma melhor compressão acerca do tema. De um modo geral, a SAI promoveu um ganho conceitual na aprendizagem dos estudantes, estimulando o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo, oferecendo uma mudança no ambiente escolar e de seus participantes, colocando o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Active methodologies are teaching and learning methods that aim at the development of autonomy and the participation of students in an integral and active way in the construction of knowledge, innovating the traditional approach. Among the active methodologies, the Flipped Classroom proposes access to content before class, emphasizing the use of technologies for knowledge acquisition, resulting in active learning during class through personalized education tailored to the individual needs of the student. This study analyzed the impacts on the teaching and learning process of applying the Flipped Classroom associated with the methodology Just-in-time Teaching (JiTT), adapted for remote form, in two high schools, under the Electrochemistry content approach, during the Covid-19 pandemic. The socio-economic and socio-emotional aspects of the students and the perceptions of the teachers involved were also rated. For the application of Flipped Classroom, copyrighted video classes available on YouTube were used. Activity forms monitored student participation and, according to the method JiTT, helped in the preparation of personalized remote classes, as well as in the construction of a formative assessment. Active participation was encouraged through debates and discussions that made it possible to deepen the contentes. The learning implications were evaluated by the variation in the percentage of correct answers in the conceptual tests before (Spré) and after (Spós%) the application of Flipped Classroom. The results showed a positive Hake Gain: 0,41 to School-A and 0,29 to School-B, reflecting in learning gain in relation to the students' initial knowledge. Some parameters contributed to justify this difference, such as a higher level of education of the parents and better condition of students at School-A, in addition to the fact that they are more familiar with the use of video classes. Also, in this school, the impacts of the pandemic were less accentuated and its students showed the best levels of development in 3 socio-emotional competences (organization, self-confidence and curiosity). The perceptions of teachers about the Flipped Classroom, were positive, revealing a willingness to innovate in their classes, despite the need for better compression on the topic. In general, the Flipped Classroom promoted a conceptual gain in student learning, stimulating the development of autonomy and protagonism, offering a change in the school environment and its participants, putting the student at the center of the teaching and learning process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68467
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